silêncio dos homens

Os donativos serão doados a uma ONG; inscrição para assistir o documentário é gratuita

Uma grande ação comunitária está sendo articulada, na Universidade Estadual de Maringá, para amanhã (20), por ocasião da exibição do documentário “O Silêncio dos Homens”.

Aproveitando a exibição do filme, o Núcleo Maria da Penha (Numape) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex) irão coordenar a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados para a Organização Não Governamental "Missão de Amor". Outras informações sobre esta coleta no final do texto.

A projeção de "O Silêncio dos Inocentes", iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM, também envolve a participação da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da Universidade, que, entre outras ações, está desenvolvendo a 'Estratégia de Promoção a Saúde, a Convivência, e a Diversidade (SACODI)', por meio da execução de eixos de atuação, incluindo o projeto de extensão "Promoção coletiva do viver saudável na comunidade universitária", que conta com a participação da professora Eliane Maio, do PPE .

Segundo a diretora Telma Maranho Gomes, a filosofia deste projeto está em consonância com o assunto tratado no documentário, uma produção sobre a questão da chamada masculinidade tóxica. Ela destaca a importância da articulação entre os núcleos, programas, projetos para sensibilizar e debater com a comunidade universitária a questão de gênero, da diversidade e dos direitos humanos.

O documentário, lançado neste ano, foi idealizado por Guilherme Valadares, e aborda temas como masculinidade, machismo e violência de gênero. Os diretores são Ian Leite e Luiza de Castro. A produção contou com mais de 40 mil entrevistas e o objetivo do projeto é a criação de diálogos entre os espectadores.

Segundo Telma, a discussão que o documentário propõe é de interesse da comunidade acadêmica porque o câmpus universitário registra também, situações de desrespeito, assédios, preconceitos  presenciados na sociedade em geral.

Os pontos de coleta de alimentos serão no bloco 27 (Psicologia), A-01, anexo 2 (Numape), D-34 (2º piso) e no auditório 29 de Abril, Bloco I-12. Neste último, a arrecadação ocorrerá apenas no dia 20 de novembro, a partir das 17h30, quando terá início a exibição do documentário. Após a projeção, ocorrerá um debate em forma de mesa-redonda.

Vale dizer que a ONG "Missão de Amor" é totalmente voltada aos menos favorecidos, sem fins lucrativos. Ela trabalha por meio de campanhas para arrecadar doações (alimentos, roupas, calçados, brinquedos, cadeiras de rodas e de banho, fraldas infantis e geriátricas, móveis e utensílios domésticos e etc.), repassados, depois, para asilos, creches, casas de apoio e de recuperação de dependentes químicos, gestantes, doentes, deficientes físicos, desempregados e idosos.

Em caso de dúvidas sobre o evento, ligue para o número (44) 3011-5076.