2019 11 06 Lancamento Selo 50 Anos UEM 1312

Selo personalizado entra em circulação e ficará no acervo dos Correios no Estado do Paraná; veja a galeria de fotos

Começaram os festejos do cinquentenário da Universidade Estadual de Maringá (UEM)! Hoje (6) houve dois lançamentos bastante aguardados: o selo especial dos 50 anos elaborado pelos Correios, com logotipo do jubileu de ouro criado pela própria universidade, e o www.uem.br/50anos – site comemorativo e colaborativo, permite sua contribuição por meio deste link.

O selo personalizado, com o logotipo dos 50 anos da UEM, circulará em correspondências. Exibe as tradicionais cores institucionais vermelha e preta. Acrescenta-se a dourada, para fazer alusão às cinco décadas de vida. “Os traços principais partiram do conceito de um laço geometrizado, que, além de movimento e refinamento, evoca sensações de profundidade e de continuidade, importantes dentre os valores das instituição”, justifica a equipe de criação.

50anos fundo dourado com texto

Logotipo explora cor dourada, que remete diretamente a assuntos relativos a cinco décadas de história

Para obliterar (carimbar e assinar) o selo, a universidade recebeu Paulo Cezer Kremer dos Santos, superintendente estadual de operações dos Correios. Além dele, toda a cerimônia de lançamentos – no Auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da UEM – teve na mesa principal: Julio César Damasceno, reitor da UEM; Ricardo Dias Silva, vice-reitor e presidente da Comissão Especial de Comemoração dos 50 Anos da UEM; Edson Scabora, vice-prefeito de Maringá (PR); e Carlos Emar Mariucci, vereador de Maringá.

2019 11 06 Lancamento Selo 50 Anos UEM 1344

Reitor Julio Damasceno (esq.) com Paulo Santos, superintendente estadual de operações dos Correios

Em seu discurso, Dias Silva ponderou que o cenário para as universidades públicas é desafiador, mas isso não é impeditivo para que “a UEM se transformasse em uma das instituições mais respeitadas do país, formando profissionais altamente qualificados, produzindo conhecimento e, através da extensão universitária, transformando a vida das pessoas”. Em sua fala, Scabora revelou sua paixão pessoal pela UEM. “Sou fruto desta casa! Fiz engenharia química aqui e a UEM garantiu o meu futuro”, agradece o vice-prefeito.

2019 11 06 Lancamento Selo 50 Anos UEM 1591

Autoridades municipais, representantes da UEM e dos Correios

Rumo a 2070

O reitor já está pensando no (que agora parece ser distante) centenário da UEM e nos desafios futuros que deverão surgir… Afinal, ele acredita que o desenvolvimento da universidade resulta no desenvolvimento individual das pessoas e, sobretudo, da sociedade do Paraná, em diversos setores.

“Há 50 anos, pensavam que a região de Maringá seria a dita melhor região para se viver no nosso país? Nada se constrói ao acaso! O projeto desta universidade é conectar-se com problemas reais e encontrar soluções para o desenvolvimento desta região. A UEM é pública, gratuita e de qualidade, faz ensino, pesquisa e extensão, e gera conhecimento”, endossa Damasceno.

2020: um ano todo de celebrações

Daqui até todo o decorrer de 2020 haverá mais comemorações. E escolher 6 de novembro de 2019 como pontapé inicial deve-se ao fato de que neste mesmo dia e mês, em 1969, uma lei estadual criou a UEM e suas coirmãs Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Antes desse marco, a UEM existia como Faculdade de Ciências Econômicas (desde agosto de 1959), Faculdade de Direito (desde dezembro de 1965), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (desde dezembro de 1966) e Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas/Icet (desde 5 de novembro de 1969).

Quer ficar por dentro de outras datas marcantes da UEM? Clique aqui e acompanhe a linha do tempo da universidade. Outro lugar reservado para reativar a memória dos internautas na página dos 50 anos é o espaço voltado a narrar muitas histórias da UEM por meio de pessoas que ajudaram, sob diversos aspectos, a construí-la. O primeiro convidado a prestar um depoimento é o professor aposentado Neumar Adélio Godoy, reitor de 1978 a 1982 – o único vivo dentre os ocupantes desse cargo na primeira década da instituição.

2019 11 06 Lancamento Selo 50 Anos

Site do cinquentenário permite que internautas colaborem

2019 08 20 Professor Neumar Adelio Godoy 6364 57

Professor Neumar Godoy é 1º a prestar depoimento para 50 anos

Reportagem atualizada em 05/05/2021 às 10h48.