formacaodocenteusp 01

Selma Pimenta Garrido discute importância do estágio supervisionado para estudantes de licenciaturas

Diversos assuntos estão sendo discutidos no 2º Encontro de Formação Docente da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Hoje (5) pela manhã a instituição recebe a pedagoga e livre-docente Selma Pimenta Garrido, professora aposentada pela Universidade de São Paulo (USP), para tratar da importância do estágio curricular obrigatório e supervisionado nas licenciaturas.

“O estágio é uma atividade teórica instrumentalizadora da práxis do estudante de licenciatura. Ou seja, não substituímos o professor, é uma atividade permanente de reflexão sobre a prática docente”, pontua Garrido, em palestra no Anfiteatro do Bloco C-34 do câmpus sede em Maringá (PR). Ainda de acordo com a doutora em Educação, o graduando não pode ir direto para a sala de aula em seu estágio, antes precisa conhecer os sistemas público e privado de educação básica.

Como a vinda de Garrido foi muito aguardada, ontem (4) à noite ela também teve fala perante o público presente no 2º Encontro de Formação Docente. Abordou “o papel do professor e o processo de ensino e aprendizagem na graduação”.

O evento começou ontem à tarde com a palestra “O Processo de transmissão – apropriação de conceitos científicos no Ensino Superior: contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural”, ministrada por Silvana Calvo Tuleski, psicóloga, doutora em Educação Escolar e professora da UEM.

formacaodocenteusp 02

“Não substituímos o professor, é uma atividade permanente de reflexão sobre a prática docente”, justifica Garrido sobre estágio

O encontro de dois dias será finalizado a partir das 13h30 de hoje. Também no anfiteatro, Gisele Mendes de Carvalho, diretora-adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEM e doutora em Direito Penal, tratará de “assédio moral e sexual no ambiente universitário”. A promoção de atividades de formações docentes inicial e continuada e a realização de ações pedagógicas são algumas das atribuições permanentes da PEN.

Em reuniões mensais, pró-reitoria e corpo docente discutem e diagnosticam as demandas pedagógicas, administrativas e legais dos cursos a fim de propor soluções. Conforme argumenta Alessandra Wihby Fernandes, chefe da Divisão de Apoio Pedagógico, “precisamos discutir os problemas de ensino e aprendizagem e formas de enfrentá-los”. Isso ocorre no âmbito da PEN e dela em articulação com as pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Pós-Graduação.

Um dos tópicos em pauta é o esforço para promover melhorias nos estágios supervisionados das licenciaturas. Atrelado a todo esse contexto, no mês de outubro também houve o 1º Encontro Anual de Ensino de Graduação (Eaeg), com apresentação de 80 trabalhos e que pôde abordar como a UEM desenvolve projetos de ensino, residências pedagógicas e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O Eaeg ocorreu em conjunto com o 28º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic), o 8º Encontro Anual de Iniciação Científica Junior (Eaic Jr) e o 2º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex).

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv