tampinhas

Material foi arrecadado no Museu e no Bloco H-79, de 18 a 27 de outubro

O projeto Logística reversa e coleta seletiva: aprendendo com o Juca, mascote do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá, fechou a Semana Lixo Zero com 3.915 tampinhas coletadas. 

Destas, 3.744 foram angariadas no Mudi e 171 no Departamento de Ciências Morfofisiológicas (DCM). A CooperVidros foi a ganhadora da campanha. Coordenadora do Projeto, a professora Sônia Trannin de Mello agradece a todas as pessoas que contribuíram e também aos apoiadores que tornaram essa ação possível.

Vale dizer que o Mudi aderiu à Semana Lixo Zero e lançou, no dia 18 de outubro, a campanha para coletar as tampinhas plásticas. Sob o mote Tampinha no Chão é Poluição, a ação contou com o reforço do Juca, visando chamar a atenção sobre os valores sociais, econômicos e ambientais de atividades como esta.

esparramando

Durante a Semana Lixo Zero, ocorrida de 18 a 27 de outubro, foram deixadas caixas coletoras no piso inferior do Mudi e no Bloco H-79. Valia doar qualquer tipo de tampinha, desde embalagens de refrigerante, suco, água, shampoo, amaciante, até de sabão líquido, desde que estivessem limpas e secas.

A Semana Lixo Zero é um movimento que nasceu de um projeto internacional e vem ganhando mais adeptos a cada ano. A ideia é promover ações de educação ambiental para que as pessoas conheçam e passem a adotar práticas de sustentabilidade e gestão de resíduos.

O movimento abrangeu 20 estados e 45 cidades participantes, totalizando mais de 1,5 mil eventos e alcançando cerca de 150 mil pessoas. Em 2019, já são mais de 80 cidades confirmadas, e Maringá sediou pela primeira vez o evento.