foto premiação Quimica

A premiação ocorreu na última quarta-feira (16); na foto Rosane aparece à esquerda com o certificado ao lado das vencedoras em outras duas categorias

A professora Rosane Marina Peralta, do Departamento de Bioquímica (DBQ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a vencedora do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas 2019 na categoria "Liderança na Academia".

O anúncio da premiação ocorreu no dia 8 de outubro e Rosane, mais as outras duas vencedoras nas suas categorias, recebeu, cada, em solenidade realizada na última quarta-feira (16), em São Paulo, dois mil dólares, além de uma senha de acesso ao SciFindler com validade por três anos e adesão à American Chemical Society (ACS) também por três anos.

A cerimônia reuniu, entre outras autoridades, a professora Suely Vilela, primeira reitora mulher da história da Universidade de São Paulo (USP); a professora Zenbour Panossian, a primeira mulher a assumir o cargo de diretora do Instiuto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho, pesquisadora do Instituto de Química da USP; e Lidiane de Oliveira, do Grupo Solvay.

Os critérios para a escolha dos vencedores se basearam no número de patentes ou publicações, envolvimento em atividades de divulgação científica, impacto das pesquisas do candidato na sociedade, entre outros itens. Após esta seleção, o time de cientistas da Chemical Abstracts Service (CAS), uma divisão da ACS, promotora do evento junto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em Columbus, Ohio, avaliou as publicações das nove finalistas, considerando critérios de qualidades científicas, elegendo as três vencedoras.

A Chemical & Engineering News (C&EN), principal organização de notícias sobre química do mundo, é a patrocinadora do Prêmio, ao lado da CAS.

As outras duas professoras premiadas são Lidiane de Oliveira, primeiro lugar na categoria "Liderança na Indústria"; e Elisa Souza Orth, primeiro lugar na categoria "Líder Emergente na Química e Ciências Relacionadas". Lidiane é do Grupo SOlvay e Elisa é docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graduada em Farmácia e Nutrição, Rosane tem mestrado e doutorado em Ciências Biolóigicas (Bioquímica). É professora titular do DBQ desde 2014. Já foi chefe do Departamento e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Alimentos da UEM.