NOVO OUVIDOR VALFREDO

A proposta da nova equipe é aplicar a gestão baseada em boas práticas

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) tem novo ouvidor. É o técnico-administrativo Valfredo Rodrigues dos Santos, que assumiu o cargo no mês de setembro, depois de propor à Superintendência do Hospital um planejamento para agilizar o atendimento do setor.

Valfredo trabalha no Hospital há 6 anos, mas é funcionário do Estado desde 2010. O agente de segurança interna do HUM foi encarregado da recepção do Pronto Atendimento, da Central de vagas, da Central de Internações e da Portaria Social até assumir a Ouvidoria. Entrou no lugar da enfermeira Jocimara Mazzola, a primeira ouvidora do Hospital, que foi empossada, em setembro, como assessora de Qualidade, Planejamento e Relações Institucionais da Instituição. “Soube que Jocimara iria assumir a área de Qualidade do Hospital e fiz uma proposta à superintendência para vir para a Ouvidoria e a ideia foi aceita. Agradeço muito à Jocimara pelo apoio e por ter recebido dela um setor todo organizado. Agora, vamos colocar em prática novas propostas”, disse o ouvidor.

Santos explicou que a Ouvidoria é um canal democrático de comunicação responsável pela mediação entre o cidadão e o gestor público. Neste universo, tem o usuário externo, os pacientes, e a comunidade interna, servidores e colaboradores.

“A Ouvidoria é mais um instrumento para ajudar o gestor a ter uma visibilidade maior a respeito do que tem a melhorar no serviço prestado. Dentro dessa perspectiva constatamos que só o olhar do usuário pode lançar luz nas deficiências. Por isso, estimulamos que as pessoas façam sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios. Quando recebemos um elogio, sabemos o que temos que manter funcionando. Mas, quando recebemos críticas, nos damos conta do que precisamos melhorar. É desta forma que o Estado pode melhorar suas ações: com a participação popular. Todo cidadão, como usuário do serviço público, tem o direito de se manifestar sobre o que lhe é oferecido. Os gestores dos serviços de saúde devem prezar por um atendimento humanizado e acolhedor, prestado por profissionais comprometidos com o respeito e a ética profissional”, destacou o ouvidor.

Novas metas – A escolha de Valfredo para o cargo foi feita por meio de uma proposta consistente de ação e sobre uma perspectiva de gestão baseada em boas práticas. No documento redigido e entregue pelo novo Ouvidor à superintendência estão sete metas principais.

A primeira é aumentar a participação do usuário no dia a dia da Ouvidoria com a ampliação do número de urnas coletoras de manifestações nos diferentes setores do HUM. Hoje, há três: uma no Ambulatório, outra na Portaria Social e mais uma no Pronto Atendimento. A idéia é colocar mais duas no espaço das clínicas do Hospital.

Outras ações têm a ver com a valorização da equipe de servidores. A primeira ideia é divulgação as ações da Ouvidoria nos murais e no site da instituição. Com isso, destacar nestes canais o ranking dos setores mais elogiados. A partir destes números, as outras propostas são: entregar certificados para quem recebe elogio por escrito e enviar certificados de honra ao mérito, emitidos pela superintendência, aos setores com maior número de elogios, além de dar visibilidade, com fotos no site, aos setores de destaque.

NOVO OUVIDOR E ELY

“Por fim, sugerimos uma ação mais atenta com o usuário externo, propondo a aquisição de uma linha de celular, na qual possa ser criada uma conta exclusiva de WhastApp para a Ouvidoria. Muita gente tem problemas em redigir cartas. Essa aplicativo permite que a pessoa grave sua reclamação, se manifeste de maneira mais ágil e efetiva, o que vai ajudar muito na ampliação do nosso relacionamento com a comunidade externa”, explicou Santos, que tem como colaborador no Setor Ely Cerqueira Mendes.

Por enquanto, quem precisar se comunicar com a Ouvidoria do HUM pode fazer isso por e-mail (ouvidoria-hum@uem.br); pelo telefone (44) 3011-9084; por carta, para o endereço Av. Mandacaru, 1590 - Parque das Laranjeiras; ou pessoalmente, procurando o Ouvidor na Recepção Social do HUM.