Tools

enade

Dos cursos avaliados, Ciências Contábeis (Cianorte), Direito, Psicologia e Secretariado apresentam excelência no exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou às universidades o desempenho do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), quatro cursos de graduação atingiram a nota máxima, 5.

Estão neste rol: Ciências Contábeis do câmpus de Cianorte (PR), Direito, Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue. Os dados do Inep também apontam três graduações com nota 4, que representa nível ótimo: Administração, Ciências Contábeis e Design de Cianorte.

Vale dizer que nem todos os cursos da UEM foram avaliados, pois a cada ciclo o Enade define a relação, por área, das graduações a serem avaliadas. Ao todo, oito modalidades de cursos da Universidade Estadual de Maringá passaram pela avaliação, incluindo as oferecidas no câmpus sede e nos câmpus regionais, nos períodos integral, diurno e noturno.

O Enade avaliou os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também passaram pela avaliação os cursos que concedem diploma de tecnólogo nas áreas de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

O Enade é aplicado desde 2004. De acordo com o Inep, o exame “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial”. Ou seja, o exame é aplicado para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados. Por ser componente curricular obrigatório, é indispensável para o universitário obter o diploma. Cerca de 550 mil universitários de cursos de 27 áreas passaram pela avaliação. O resultado do exame faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior.

A pró-reitora de Ensino da UEM, Leila Pessôa Da Costa, informa que, comparado à avaliação anterior, a instituição apresentou melhoria na nota dos cursos de Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue. Ambos saíram do conceito 4 – em 2015, quando foram avaliados anteriormente – para 5, agora. Ainda conforme Costa, outros dois cursos, os de Direito e o de Ciências Contábeis em Cianorte, mantiveram a nota máxima, 5. Também ficaram com a mesma nota 4, da avaliação anterior, os cursos de Administração e Ciências Contábeis (Maringá).

Em síntese, a pró-reitora resume que os cursos da UEM avaliados na última edição do Enade ou mantiveram a nota anterior ou saltaram para o conceito máximo.

 

Reportagem atualizada em 04/10/2019 às 11h55.

uem tv