Foto Ambulancia

Direção do AMB diz que é para melhorar a gestão dos serviços

Tanto os usuários do Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB) quanto os do bloco da Residência em Psiquiatria, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), precisam ter em mãos, na hora da consulta ou atendimento, o RG, o CPF e o Cartão SUS.

Coordenador do AMB, Sérgio Ricardo Silva esclarece é que sempre se apresentem com eles devido à implantação do sistema GSUS, o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS.

Desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), este sistema de informação busca prover mecanismos de gestão dos serviços de assistência de saúde ambulatorial e hospitalar da Rede de Saúde Pública do Estado estruturado sobre as regras do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Funcionando no bloco 1, perto da Reitoria da UEM, o AMB, aberto das 7 horas às 22 horas, de segunda à sexta-feira, é de fundamental importância porque, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% dos problemas de saúde são resolvidos por meio do atendimento primário, ou seja, ambulatorial.

Atende funcionários, professores e alunos da UEM e, apesar de funcionar como ambulatório de clínica geral, também oferece atendimento nas áreas de cardiologia, ginecologia e ortopedia.

Inaugurado em julho de 2016, o bloco da Residência em Psiquiatria passou a oferecer atendimento ambulatorial de psiquiatria para a comunidade universitária num espaço próprio, também de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

O serviço é prestado por médicos residentes na área, sob a coordenação do professor Mauro Porcu, do Departamento de Medicina. Como se trata de atendimento ambulatorial (não é emergência), os pacientes passam por triagem prévia, conforme orientações que podem ser obtidas no AMB.

Além disso, o espaço conta com o projeto de Promoçao à Saúde com a médica nutróloga Cíntia Borin. O telefone para agendamento é (44) 3011- 5874.

Tanto o AMB quanto o Ambulatório em Psiquiatria estão ligados ao Hospital Universitário Regional de Maringá. Outras informações podem ser obtidas com Sérgio, pelo telefone (44) 3011-4266.