doutoranda premio

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento apresentará trabalho premiado nos EUA

Mariana Vaz Bisneta, estudante de doutorado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é ganhadora de um prêmio internacional do 30º Encontro Bienal da Bean Improvement Cooperative (Cooperativa de Melhoria de Feijão, em tradução livre). A entrega ocorrerá durante o evento, nos Estados Unidos, em novembro.

A aluna faz parte do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) e é orientada pela professora Maria Celeste Gonçalves-Vidal. A doutoranda apresentará o trabalho Integration of anthracnose resistance genes and RLK and NB-LRR-encoding genes in Phaseolus vulgaris genome, sobre a resistência e codificação de genes do feijão comum. A pesquisa fez que ela obtivesse o prêmio Graduate Student International Travel Award (Prêmio de Viagem Internacional para Estudantes de Graduação, em tradução livre).

Programa de Melhoramento – Vaz integra o Programa de Melhoramento de Feijão Comum, desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular e Genômica do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri) da UEM.

Este programa trouxe diversas contribuições científicas, propiciando um entendimento da interação do feijão comum com causadores de doenças. Como resultados, foram identificados mais de dez novos genes resistentes, disponibilizados para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Além disso, o Programa de Melhoramento de Feijão Comum liberou duas novas cultivares do grão, chamadas Awauana-UEM e Flor Diniz-UEM – elas são resistentes à antracnose (doença que prejudica a formação das vagens), são mais produtivas, com sabor considerado excelente e baixo tempo de cozimento.

*Com supervisão dos jornalistas da ASC.