treinamento ortopedia hemofilia

Evento ocorreu na sexta-feira (6)

Uma equipe formada por ortopedistas, hematologistas, anestesistas e enfermeiros do Hemocentro e do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) estive reunida com o médico ortopedista de Curitiba, Luciano Rocha Loures Pacheco, especialista em cirurgia do quadril e joelho e referência nacional no tratamento cirúrgico com pacientes hemofílicos.

A hemofilia é um distúrbio hereditário da coagulação que se caracteriza pela ocorrência de hemorragias, que aparecem espontaneamente ou em conseqüência de traumatismos leves e são comuns em uma articulação.

O Hemocentro atende e acompanha periodicamente em torno de 170 pacientes portadores de hemofilia A e B, que são tratados com aplicação de fatores de coagulação e que necessitam do tratamento cirúrgico ortopédico em algumas situações para melhorar a qualidade de vida.

TREINAMENTO ORTO HEMOCENTRO DOACAO

“Agradecemos ao doutor Luciano por compartilhar conosco o seu conhecimento e experiência para que o HUM possa dar esse tipo de assistência aos pacientes. Ele fez, ainda, através da diretoria do Hemocentro, a doação do livro “Ortopedia e Fisioterapia em Hemofilia” à biblioteca do HUM, a primeira publicação nacional sobre fisioterapia e ortopedia em hemofílicos”, informou a diretora do Hemocentro, Marcia Momesso.

Marcia agradece à superintendente Elisabete Kobayashi e à equipe de profissionais, que estiveram presentes “apoiando o evento e contribuindo para a garantir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do HUM”.