banner LGU

O encontro será na próxima semana com participação aberta à toda a comunidade universitária

A Reitoria da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promoverá um novo debate aberto sobre a Lei Geral das Universidades (LGU) Estaduais do Paraná. O encontro está marcado para o dia 2 de setembro, às 19 horas, no Restaurante Universitário.

Toda a comunidade universitária está convidada a participar e contribuir com propostas que serão levadas ao Conselho Universitário (COU), órgão responsável para deliberar sobre o posicionamento da UEM sobre a LGU.

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) deu prazo, até o final da primeira semana de setembro, para que  as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEEs) se manifestem sobre a minuta de Lei.

Histórico

Não é de hoje que, internamente, a UEM avalia a proposta de Lei e seus impactos para o futuro da Universidade. Pouco tempo depois que o primeiro documento foi apresentado pelo Governo aos reitores das universidades estaduais formou-se uma comissão técnica para simular a aplicação da possível futura lei e as consequências dela.  A decisão de criação do grupo de trabalho nasceu a partir de uma reunião extraordinária do COU, com presença dos demais Conselhos Superiores, entidades de classe, professores, estudantes e agentes universitários.

Novas simulações técnicas começaram a ser feitas assim que o Governo apresentou a segunda versão  da LGU. Este novo texto está disponível para consulta na homepage da UEM. Além da consulta, a Reitoria disponibilizou  um formulário para encaminhamento de sugestões (disponível neste link) com o intuito de fomentar e democratizar ainda mais o debate.

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, comenta que várias contribuições têm chegado através deste formulário e que elas ajudarão a construir a posição da UEM, a ser debatida e referendada pelo COU.