vestibular 3 7O concurso será realizado das 14 às 19 horas. A entrada dos candidatos em sala será permitida só até 13h50. No sábado, haverá plantão de véspera na CVU

Com 18.009 inscritos, o Vestibular de Inverno 2019 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será realizado neste domingo e na segunda-feira, dias 14 e 15 de julho. Nos dois dias do concurso todos os portões da UEM estarão abertos, em decisão acordada com o comando de greve.

As provas serão aplicadas das 14 às 19 horas, mas os candidatos devem ficar atentos porque a entrada em sala será permitida só até 13h50. Nos dois dias do concurso será exigida a apresentação de documento de identificação original impresso, com foto e em bom estado de conservação.

No domingo será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 40 questões objetivas, além da Redação. Na segunda-feira, serão dez questões objetivas de Língua Portuguesa; cinco de Literaturas em Língua Portuguesa; cinco de Língua Estrangeira; e trinta de Conhecimentos Específicos, cujas disciplinas variam conforme o curso escolhido.

A presidente da Comissão Central do Vestibular (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, informa que no sábado haverá plantão de véspera para atender os candidatos que queiram informações e orientações. A CVU, que fica no Bloco 28 do câmpus sede da UEM, permanecerá aberta das 8 às 18 horas, com intervalo para almoço das 11h30 às 13h30. “Os portões da UEM também serão abertos no sábado”, acrescenta Maria Raquel.

Ela aconselha a todos os candidatos a aproveitarem o sábado para visitar o local onde farão a prova, evitando, deste modo, atropelos no dia do concurso.

Locais de prova

Maria Raquel lembra que o concurso será realizado em onze cidades paranaenses, incluindo Maringá que recebe o maior número de vestibulandos. São 10.158 candidatos que farão as provas na UEM, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), no Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), na Faculdade Maringá e na Faculdade de Engenharias e Arquitetura (Feitep).

Depois de Maringá, Curitiba recebe o maior número de candidatos. No total são 2.195, que farão os exames no Unicesumar/Portão. As provas do Vestibular de Inverno 2019 também ocorrem em Cascavel, na Universidade Estadual do Oeste, com 1.073 inscritos e nos câmpus da Universidade Estadual Paranaense (Unespar) de Apucarana (1.431 inscritos), de Campo Mourão (408) e de Paranavaí (708). O concurso também ocorre nos Cãmpus Regionais da UEM em Umuarama 815, Cianorte (683), Cidade Gaúcha (69), Goioerê (187) e Ivaiporã (282).

Vagas e resultado

Entre fiscais, coordenadores e pessoal de limpeza, vigilância e apoio serão quase 1.4 mil pessoas envolvidas com a realização deste Vestibular de Inverno.

O concurso oferece 1.494 vagas em cerca de 70 cursos de graduação, sendo que 20% das vagas são reservadas para o sistema de cotas sociais, que beneficia estudantes de baixa renda.

O curso mais concorrido é o de Medicina que registrou 413,7 candidatos disputando cada uma das 13 vagas entre os não cotistas e 266,7 competindo pelas três vagas destinadas aos cotistas. Clique aqui para consultar a concorrência de todos os cursos.

A UEM publica a lista dos aprovados no Vestibular no dia 16 de agosto pelo site. Para outras informações entre em contato com a CVU pelo telefone 44 3011-4450 ou pelo site www.vestibular.uem.br.