aldo bona supseti

Aldo Nelson Bona

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, Aldo Nelson Bona, divulgou ontem (17) uma carta aberta à comunidade universitária sobre a proposta de Lei Geral das Universidades, apresentada aos reitores no começo de junho. O documento reforça a necessidade de uma lei que estabeleça parâmetros para a gestão de pessoal e repasse de recursos para as instituições, buscando melhorar a qualidade de ensino na graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. A proposta vem sendo debatida nas universidades estaduais por meio de comissões.

A Lei Geral, elaborada por uma equipe técnica de professores dos sistemas estadual e federal de ensino superior que atuam na Seti, respeita a diversidade e situação histórica de cada universidade. A minuta de lei busca "fortalecer a autonomia, a qualidade das universidades, a eficiência na gestão, além de ser uma política clara e sustentável que estabelece critérios transparentes de financiamento".

Segundo Bona, o esboço de regulação apresentado aos reitores e para a comunidade acadêmica auxilia na construção de uma nova universidade. O superintendente também reforça a importância da lei para o desenvolvimento do sistema estadual de ensino superior. “Ainda que reconheçamos a diversidade entre nossas universidades, não é mais possível justificar as grandes diferenças entre elas (custo aluno e docente por vaga ofertada) simplesmente pelo posicionamento histórico ou pela força política de determinadas regiões em detrimento de outras. Precisamos construir um sistema transparente e democrático, tanto interno como externo, de gestão”.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.