dia mundial do doador doacoes

UBS Mandacaru e Tiro de Guerra foram parceiros durante o último fim de semana

Na última sexta-feira (14) e sábado (15), 170 pessoas compareceram ao Hemocentro Regional de Maringá. Elas vieram apoiar a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, e estimuladas pela campanha nacional, Junho Vermelho.

O Hemocentro, uma diretoria do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), recebeu o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru, que vem informando e estimulando a comunidade a doar sangue.

“O público em volta da UBS é de aproximadamente 10 mil pessoas e muitos moradores desconhecem a doação ou têm medo de doar. Com a ação divulgamos mais sobre as doações, benefícios e que é totalmente seguro”, explica a diretora da UBS Mandacaru, Silvia Muniz. Ela ainda informou que a ação faz parte do Junho Vermelho e vai até o final do mês.

Além da UBS, cerca de 30 atiradores do Tiro de Guerra compareceram para realizar as doações.

dia mundial doador abertura correta

Segundo a diretora do Hemocentro, Márcia Momesso, “é preciso agradecer a esses doadores voluntários não remunerados, porque eles salvam vidas a partir de um ato de amor, de cidadania. E reconhecemos o esforço da UBS do Mandacaru e do Tiro de Guerra em nos ajudar a divulgar a importância da doação”, disse a gestora.

Números – No ano passado, compareceram no Hemocentro de Maringá quase 15 mil candidatos à doação e quase 12 mil bolsas de sangue foram coletas efetivamente. Todas foram enviadas para instituições de Maringá e de outras cidades do Paraná para atender pacientes necessitados. Além disso, outros 27.263 hemocomponentes, isto é, produtos derivados do sangue coletado, foram distribuídos à população do Paraná.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identificação, emitido por órgão oficial. Para doação de primeira vez, o limite de idade é de 60 anos e jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que assinará um termo de consentimento.

O Hemocentro Regional de Maringá fica na Avenida Mandacaru, anexo ao Hospital Universitário. A equipe está esperando os voluntários de segunda a sexta-feira das 7 às 18h30 e, aos sábados, das 7 às 12h30. O telefone de contato é o 3011-9400.