nupad palestras

Projeto leva conhecimento e discussões para adolescentes de Maringá e região

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Psicologia (DPI), promove o projeto de extensão Núcleo de Apoio às Políticas Públicas de Prevenção ao Abuso de Drogas (Nupad), com proposta de proporcionar aos alunos de escolas públicas de Maringá (PR) e região palestras e rodas de conversas sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Adolescentes de 15 a 18 anos participam das atividades oferecidas pela assistente social Hellen Pereira, pelas psicólogas Nathália Kubota e Paula Toledo. O coordenador do projeto, professor Fábio José Orsini Lopes, explica que é importante debater temas como drogas, trabalho e sociedade, visando, assim, “uma formação adequada para os alunos da rede pública de educação”. Os encontros acontecem em salas de aula e têm duração de uma hora e meia. São usados recursos audiovisuais e slides para promover a reflexão.

Em reunião com o representante do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Carlos Petronzelli, foram definidas as instituições que o projeto abrangerá. Algumas já contempladas são o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da Vila Operária e a Proteção ao Menor Carente (Promec) de Sarandi (PR). No momento, atende o Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf, no Conjunto Habitacional Hermann Moraes Barros, e a Escola Professor Manoel Rodrigues da Silva – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), na Zona 7. Ainda em maio, o projeto estará no Creas de Paiçandu (PR).

*Reportagem atualizada em 29/05/2019, às 15h52, e feita com supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).