abraco quentinho

Foram dois dias de contato com a população de Maringá e região

No último dia da Expoingá, domingo (19), servidores do Hospital Universitário de Maringá (HUM) levaram informação sobre voluntariado e doenças contagiosas às pessoas que visitaram o estande da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A participação do HUM na Feira começou, na quinta-feira (16), quando o Banco de Leite Humano (BLH) passou a tarde chamando atenção para a importância da amamentação e sobre o trabalho que faz para garantir esse alimento a crianças prematuras das unidades de terapia intensiva de Maringá e região. A equipe estava preparando as comemorações do Dia Internacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio.

Durante a semana, também, o pessoal do Hemocentro Regional de Maringá tirou dúvidas sobre doação de sangue, doação de medula óssea e transfusão sanguínea.

No domingo, a Associação de Amigos do HUM (AAHU) e o grupo Abraço Quentinho mostraram como a comunidade pode ajudar o Hospital com doações e trabahjo voluntário. A presidente da Associação, Miriam Bardeja, ainda anunciou a realização de um bazar, com produtos doados pela Receita Federal, entre os dia 1º e 4 de junho. Ela deu apoio à equipe da área de voluntariado do Hospital, que conta com a assistente social Márcia Liberatti e a coordenadora do Abraço Quentinho, Cacilda Gasparin (foto acima).

medicos da graca expo

Já os Médicos da Graça (foto acima) mostraram como alegram a garotada nos momentos de internamento no HUM. Além disso, a equipe da Vigilância Epidemiológica do Hospital alertou a população acerca da influenza, dos problemas da violência sexual e doméstica e sobre doenças contagiosas que estão voltando a preocupar as autoridades de saúde pública, como a sífilis.

direcao hum expo

A organização da participação do HUM no estande da UEM foi da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), do Hospital, coordenada pelo pediatra Edson Arpini Miguel. Ele esteve no domingo acompanhando as equipes de servidores, ao lado da: enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital, Mariluce Labegaline; da superintendente do HUM, Elisabete Kobayashi;  da diretora de Enfermagem, Viviane Dourado; e da diretoria de Farmácia e Análises Clínicas, Solange Martins (da esquerda para direita, na foto acima).

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv