CAPA DO LIVRO SORRIR PEQ

Iniciativa já beneficiou mais de mil crianças

Será lançado na quinta-feira (23), o livro Sorrir com Saúde: construindo ações intersetoriais para a promoção da saúde bucal em centros de educação infantil. A publicação descreve e aponta os passos para a execução de um projeto social em odontologia, que vem sendo implementado em Maringá e outros três municípios do Paraná.

O projeto, iniciado em 2008, é coordenado pela professora Mitsue Fujimaki, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A proposta conta com a participação de docentes e graduandos e pós-graduando em odontologia, e de residentes da área da Saúde Coletiva, da UEM. A equipe atua nos centros de educação infantil, os CMEI. Em Maringá, o grupo trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Nilza de Oliveira Pepino.

“Fazemos o tratamento nestas escolas a partir de uma técnica chamada de Tratamento Restaurador Atraumático [ART, sigla em inglês], que dispensa o uso de anestesia e instrumentos rotatórios, o famoso motorzinho do dentista, tornando mais fácil o processo de aceitação do tratamento pelas crianças. Além disso, pode ser exercido em qualquer local, tornando o serviço mais acessível”, explicou a cirurgiã dentista Joseli Umeda, que atua no projeto.

O livro com todas as instruções da iniciativa recebeu o mesmo nome do projeto, Sorrir Com Saúde. “Ele apresenta o passo a passo sobre a atuação do profissional da saúde nas instituições de ensino através de atividades educativas, além de auxiliar o cirurgião dentista, que tem interesse na área, a colocar em prática uma iniciativa similar de atividades de prevenção e tratamento da cárie. Mais de mil crianças, não apenas em Maringá, mas em Sarandi, Paiçandu e Marialva, já foram atendidas pelo Sorrir Com Saúde”, destacou a coordenadora, Mitsue Fujimaki.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 23, próxima quinta-feira, de maio, às 8 horas, no Centro de Educação Infantil Nilza de Oliveira Pepino, situado no Conjunto Ney Braga. Estarão presentes autoridades de saúde e da educação de Maringá e dos municípios que participam do projeto.