abre odonto

Evento reuniu membros de redes criadas para trocar informações e juntar competências

A Radiologia e a Imaginologia Odontológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi representada por professores e acadêmicas de doutorado e residência no evento da RadioHUB, ocorrido nos dias 9 e 10 de maio, em Gramado, Rio Grande do Sul.

O evento reuniu professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e do exterior e teve como proposta formar uma grande e produtiva rede de pesquisa na área de Radiologia Odontológica.

O RadioHUB representou um passo importante no processo de internacionalização e teve, na programação, palestras com pesquisadores das universidades dos Estados Unidos e Peru, além de pesquisadores de todo o Brasil. Como alguns dos destaques podem ser citadas, por exemplo, palestras com Jie Yang, presidente da International Association of DentoMaxilloFacial Radiology; Raul Herrera Mujica, da Universidade Peruana Cayetano Heredia, e Vania Fontanella, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outros.

Além disso, acadêmicas da UEM apresentaram trabalhos científicos abordando as linhas de pesquisas que são executadas no Laboratório de Imagens em Pesquisa Clínica (LIPC) da Central de Tecnologia em Saúde (CTS), do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), situado no Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá.

Na foto acima, aparecem os professores e as acadêmicas do curso de doutorado e residência em Radiologia Odontológica e Imaginologia da UEM, com o professor Jie Yang.

PGO

Na foto abaixo, estão os professores Fernando Henrique Westphalen, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Inês Muerer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jie Yang (Temple University), Vania Fontanella (UFRGS), Lilian Iwaki, Mariliani Chicarelli e Elen Tolentino (UEM); e Paulo Sergio Flores Campos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Rede de Pesquisa

A RadioHUB é uma Rede de Pesquisa em Diagnóstico por Imagem em Odontologia. As redes de pesquisa visam, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), “impulsionar a criação do conhecimento e o processo de inovação resultantes do intercâmbio de informações e, sobretudo, da junção de competências de grupos que unem esforços na busca de metas comuns”.

Os grupos de pesquisa em Radiologia Odontológica e Imaginologia no Brasil se fortaleceram e se internacionalizaram de maneira mais evidente a partir de 2010. A interação internacional trouxe grande visibilidade aos pesquisadores brasileiros, com aumento expressivo de publicações em periódicos de impacto.

Cada grupo tem suas potencialidades e alguns colaboram entre si. Contudo, a atuação em rede ainda não se estabeleceu. A interação com a indústria e com o setor produtivo ainda é tímida. A indústria produz, os pesquisadores investigam e os clínicos prestam serviços. Mas como a pesquisa atende à inovação e se traduz em melhor atendimento à população? Esta é a proposta da RadioHUB, ou seja, formar uma grande e produtiva rede de pesquisa, cada núcleo contribuindo com sua expertise para que todos atinjam objetivos em comum.

A próxima edição do evento está programada para os dias 14, 15 e 16 de maio de 2020, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv