2019 05 16 Lancamento do Catalago de Patentes e visita ao Concap Expoinga MG 9243

Aldo Bona, superintendente da Seti, em lançamento do Catálogo de Patentes e Softwares 2019

Acesse aqui o Catálogo de Patentes e Softwares 2019 do NIT/UEM

Veja aqui: Galeria do lançamento do catálogo e das visitas à UEM

 

Importante instrumento de apresentação da ciência e da inovação à comunidade científica e à sociedade civil, o Catálogo de Patentes e Softwares 2019 do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi lançado oficialmente na tarde de hoje (16) com presença de Aldo Bona, superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

“Vivemos um momento extremamente delicado, em que cada vez mais precisamos estar justificando a importância da nossa existência e a necessidade de um sistema público de educação superior, ciência e tecnologia. A iniciativa de publicação de um catálogo de patentes é uma das formas de mostrar esse resultado, de mostrar que não são verdadeiras aquelas afirmações de que dentro das universidades ficamos pesquisando só em torno do nosso umbigo”, pronuncia Bona.

“Esse documento dá visibilidade aos produtos gerados por nós mesmos e, principalmente, constitui-se num material que dialoga com a sociedade”, enaltece o reitor da UEM, Julio César Damasceno, que também compareceu ao lançamento, no estande da UEM na 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2019). Este material compila toda a produção científica da instituição com propriedade intelectual reconhecida e demonstra como “a UEM é contemporânea, muito produtiva e muito ativa na inovação, que transforma conhecimento em algo prático e de impacto na vida das pessoas em todos os seus domínios, seja no cotidiano ou mesmo em ambientes como um hospital”.

 

2019 05 16 Lancamento do Catalago de Patentes e visita ao Concap Expoinga MG 9455

Reitor da UEM cita que pesquisas feitas na universidade são vistas no cotidiano da sociedade civil

 

Além do reitor e de Bona, estiveram presentes na cerimônia demais representantes da gestão da UEM: Ricardo Dias Silva, vice-reitor; José Antônio Martins, chefe de gabinete da Reitoria; Clóves Cabreira Jobim, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Luiz Fernando Cótica, diretor de pesquisa e coordenador do NIT; e Angelo José Marcolino Junior, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do NIT. “Não fazemos só pesquisa básica, fazemos pesquisa aplicada, fornecemos produtos para a comunidade empresarial. Esse catálogo é uma forma de dar maior visualização a esses produtos gerados e de homenagear todos os nossos pesquisadores”, frisa Cótica.

O catálogo será distribuído a diversas lideranças, inclusive da sociedade civil organizada. “É uma honra publicar este material, dando visibilidade à produção científica da UEM, que se destaca nacionalmente. Isso é uma das melhores ações que fazemos: pesquisas que transformam nossa região e nosso país, que dão potencial de crescimento econômico e de conhecimento muito grande”, declara Dias Silva. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), a UEM é a 6ª melhor universidade estadual do Brasil. E dados da Web of Science a colocam como a universidade estadual do Sul que mais faz pesquisa.

Jobim segue na linha de raciocínio dos colegas e afirma que o lançamento do catálogo “é tão importante para a UEM, num momento em que a sociedade toda e as pessoas que decidem os destinos das universidades públicas cobram tanto em relação aos serviços que elas prestam à sociedade”. Para o pró-reitor, “é uma oportunidade de mostrarmos que a universidade pública tem expertise nas diferentes áreas do conhecimento”.

Saiba mais – Durante a solenidade de lançamento do Catálogo de Patentes e Softwares 2019 do NIT/UEM houve entrega de: uma carta-patente, seis certificados de registros de programas de computador e três certificados do NIT para invenções que futuramente irão receber carta-patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

 

2019 05 16 Lancamento do Catalago de Patentes e visita ao Concap Expoinga MG 9425

Durante cerimônia houve entrega de carta-patente, certificados do NIT e de registros de softwares

 

Aqui tem ciência e pesquisa

Após o evento na Expoingá, a comitiva da universidade acompanhou Bona ao NIT e ao Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), respectivamente nos blocos B-09 e B-08 do câmpus sede da UEM, em Maringá (PR). A visita técnica também teve presença de Guto Silva, chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Leila Pessôa Da Costa, pró-reitora de Ensino da UEM, e Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

 

2019 05 16 Lancamento do Catalago de Patentes e visita ao Concap Expoinga MG 9603

Comitiva da universidade mostra parque científico-tecnológico a Bona e Guto Silva, chefe da Casa Civil do PR

 

Bona e Guto Silva conheceram o NIT e o Comcap pela primeira vez, e ficaram positivamente surpresos com a qualidade dos equipamentos e do nível de excelência dos pesquisadores e das pesquisas. “A UEM é protagonista em pesquisa e inovação no nosso Estado. E estamos muito preocupados em criar sinergia para trabalhar em rede, também com atores de outras universidades estaduais, para que possamos ter inovação e ampliar a pesquisa”, prospecta o chefe da Casa Civil.

“É um espaço muito bem qualificado em termos de pessoal, que é elemento primordial. Depois, é muito bem equipado em equipamentos e tem potencial muito grande de ajudar o Estado como um todo no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação”, elogia Bona. A partir de agora, o superintendente enxerga o desafio de “unir todos esses ativos tecnológicos com as demandas da sociedade paranaense para que, assim, possamos fazer frente a todas as críticas ao investimento feito nas instituições de ensino e pesquisa”. Pela manhã, Bona foi à Reitoria da UEM: leia a reportagem aqui.