Tools

abetura sesa pri

Mais de 50 pessoas se reuniram no auditório do HUM

Representes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) estão em Maringá, nesta terça-feira (14), para apresentar o Planejamento Regional Integrado (PRI) para as equipes de gestão das regionais de saúde da macrorregião noroeste. A organização do evento é da 15ª Regional de Saúde, sediada em Maringá, com apoio logístico do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

O evento reúne cerca de 60 pessoas das seguintes regionais: Campo Mourão (11ª); Umuarama (12ª); Cianorte (13ª); e Paranavaí (14ª), além da 15ª, de Maringá. As atividades vão acontecer durante todo o dia.

A programação é de responsabilidade da secretária Executiva de Integração Bipartite da Sesa, Liliam Brandalise; da responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica da secretaria, Maria Leonor Fanini Paulini; e da coordenadora de Epidemiologia da Sesa, Acácia Nasr.

“Estamos apresentando o processo de organização do SUS [Sistema Único de Saúde], que tem como norteador o Planejamento Regional Integrado, uma pactuação entre estados, municípios e o Ministério da Saúde”, disse Liliam Brandalise.

“Esse documento organiza a gestão da saúde desde a atenção primária, a base dos princípios da rede de saúde, até a atenção terciária, de alta complexidade”, completou Maria Leonor.

alkamim pri

Participam do evento diretores e membros da equipe técnica dos setores de gestão das regionais. Segundo o diretor da 15ª, Ederlei Alkamim (foto acima), Maringá se orgulha de receber esses profissionais e aponta a importância do município no sistema de saúde da macrorregião. “Somos referência em aspectos de destaque como para a regulação de leitos e na área de captação de órgãos”.

A superintendente do HUM, Elisabete Kobayashi, disse que o Hospital Universitário faz parte desta rede e dos processos que estão sendo discutidos no PRI. “Acreditamos que esse planejamento poderá trazer benefícios futuros para o nosso Hospital”, concluiu Elisabete.