Tools

Foucault

Organização é de um grupo de trabalho criado para discutir "A Arqueologia do Saber"; inscrições abrem em junho

O Grupo de Trabalho "Estudos Discursivos Foucaultianos", da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), promoverá, de 14 a 16 de outubro, na Universidade Estadual de Maringá, o evento "(Re)ler a Arqueologia do Saber hoje nos estudos discursivos da linguagem: 50 anos".

É direcionado aos professores e aos alunos da graduação e da pós-graduação acadêmica e profissionalizante, incluindo os da Educação a Distância (EAD).

Neste ano estão sendo comemorados os cinquenta anos da publicação de “A Arqueologia do Saber”, do filósofo francês Michel Foucault. Há 20 anos, um grupo de professores, de diversas universidades do país se dedica a apreender os pressupostos teóricos e analíticos presentes nessa obra, com o intuito de compreendê-los no interior da chamada Lingüística teórica (subárea da Linguística), mais especificamente nos estudos em Análise de Discursos.

Em 2018, esse esforço coletivo tomou forma e culminou com a criação do GT Estudos Discursivos Foucaultianos na Anpoll. Esse movimento, aliado ao atual contexto político brasileiro, materializa as condições acadêmicas, econômicas e sociais de possibilidade para a realização de um evento desta natureza.

“(Re)ler a Arqueologia do Saber hoje nos Estudos Discursivos da Linguagem: 50 anos” ocorrerá no câmpus sede da UEM, em Maringá, em local a ser definido. Além da conferência de abertura intitulada “Presença de Michel Foucault nos estudos discursivos da linguagem”, o evento terá mesas-redondas sobre A arqueologia como proposta de análise de discursos; O discurso como prática: produção de verdades e efeitos de saber-poder; Discurso, subjetividade e práticas de liberdade; Discurso, poder e governo dos vivos; e Discurso, corpo e dispositivos na sociedade de controle. 

Além disso, a programação terá sessões de apresentação de trabalhos em formato de paineis e comunicações e lançamento de livros. O prazo de inscrições com submissão de trabalhos será de 1º de junho a 1º de agosto, enquanto a inscrição apenas como ouvintes poderá ser feita de 2 de agosto a 2 de outubro.

Os valores são de 80,00 para estudantes de graduação com apresentação de painel e para ouvintes em geral, R$ 120,00 para estudantes de pós-graduação com apresentação de trabalho, e de R$ 150,00 para professores e pesquisadores de pós-graduação com apresentação de trabalho.

Sob a coordenação geral do professor Pedro Navarro, o evento tem, ainda, na realização, o Departamento de Língua Portuguesa (DLP) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da UEM. Outras informações sobre a programação e a inscrição e submissão de trabalhos serão divulgadas em breve e também poderão ser acompanhadas na páginasite