logo

Grupo do Hospital é pioneiro na especialidade

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das participantes do Projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes), que começa, esta semana, uma programação na área de reumatologia com a participação de profissionais que atuam no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O grupo vai dar início às atividades nesta quarta-feira, às 10 horas, no Hospital, com a presença do coordenador do projeto na UFPR, o doutor Sergio Kowalski.

O ECHO (https://echo.unm.edu/) é, na verdade, uma colaboração científica entre a Universidade do Novo México, dos Estados Unidos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a UEM e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, com financiamento da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

“O projeto se apresenta como uma alternativa para disseminar conhecimento médico com objetivo de aumentar a eficiência do sistema de saúde”, explica o doutor Paulo Roberto Donadio, professor do curso de Medicina da UEM e coordenador da residência em Reumatologia, que é desenvolvida no Hospital Universitário.

Segundo o professor, o ECHO se baseia no que vem sendo chamado de telementoria, um acompanhamento de casos realizado por web conferências: um grupo de especialistas discute casos clínicos com profissionais da atenção primária à saúde. Essa metodologia, criada pela Universidade do Novo México, já é empregada em mais de 64 especialidades e 35 países. Na área de Reumatologia, a atividade no HUM será pioneira na América Latina.

As web conferências ocorrerão todas as quartas-feiras, das 11 às 12 horas, até dezembro deste ano. A reunião inaugural será quarta-feira (8), às 10 horas, na sala 208, no segundo andar do Bloco Administrativo do Hospital Universitário.

Neste primeiro encontro, vão participar os professores de Reumatologia Sérgio Kowalski e, a distância, o doutor Eduardo Paiva, da UFPR. Da UEM, estarão presentes o doutor Donadio e a reumatologista Fernanda Maria Borghi, além do vice-reitor Ricardo Dias Silva, a diretoria do HUM e o secretário municipal de Saúde, Jair Biatto.