Pibic editais 01

Inscrições são para dois processos seletivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Desde 22 de abril, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe inscrições para dois processos seletivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): um voltado para cotistas – Edital 002/2019-PPG/PES – PIBIC-AF-IS; e outro para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM – Edital 006/2019-PPG/PES. É fundamental ler todo o edital de seu interesse! Para também ver os anexos dos editais, clique aqui.

Pibic editais 02

Editais e anexos estão disponíveis na página inicial do site www.ppg.uem.br

O edital 6, ao ensino médio, recebe inscrições até 20 de maio e oferta bolsas mensais de R$ 100, pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre agosto de 2019 e julho de 2020. Os estudantes da educação básica do CAP necessitam estar matriculados na 1ª ou 2ª série do ensino médio e sem vínculo trabalhista, ter dedicação mínima de dez horas por semana à pesquisa e receber orientação de professor com titulação mínima de mestre.

Já o edital de número 2 estende a inscrição até dia 30 deste mês e os orientadores precisam ser doutores. Os estudantes interessados não podem estar no último ano da graduação e devem ter ingressado na UEM via cotas destinadas às Ações Afirmativas. Caso venham a ser selecionados pelo Pibic, conseguirão descontos nas mensalidades do Instituto de Línguas (ILG) e bolsas pagas ou pelo CNPq ou pela Fundação Araucária – vigência de 12 meses e valor atual de referência de R$ 400, segundo dados fornecidos pela PPG. A dedicação semanal deve ser de 20 horas.

Em ambos os editais, preveem-se que os projetos de pesquisa e os planos de trabalho sejam submetidos exclusivamente pelos orientadores mediante o Sistema de Gestão de Projetos (SGP) da universidade. Em caso de dúvidas, a PPG atende pelo telefone (44) 3011-4569 ou e-mail sec-pes@uem.br.

Resultados – De acordo com as informações presentes nos dois editais, os inscritos poderão acessar os resultados finais dos processos seletivos no www.ppg.uem.br a partir de: 22 de julho (edital 6) e 24 de julho (edital 2).