Cipolla de branco

Evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, é gratuito

O professor José Cipolla Neto, da Universidade de São Paulo (USP), vai ministrar, na próxima quinta-feira (25), às 9 horas, no anfiteatro do PDE, bloco B-33, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PFS) da UEM.

A aula magna será sobre o tema "Melatonina, um hormônio mensageiro temporal: aspectos básicos e clínicos". De acordo com informações do site "Minha Vida", a Melatonina (abaixo, a estrutura molecular da substância) é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.

Sua ação de indução do sono fez com que indústrias farmacêuticas lançassem sua versão sintética, amplamente vendida como suplemento em outros países, como Estados Unidos e Europa.

Mas, ainda segundo o site, no Brasil a venda do hormônio não está liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, ele pode ser importado se o paciente tiver uma receita médica. Além disso, o produto tópico feito em farmácias de manipulação já foi liberado para comercialização com receita médica.

estrutura molecular

O palestrante é graduado em Medicina pela USP, com doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) também pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, pela Universidade Louis Pasteur, em Estrasburgo, na França.

Atualmente, Cipolla (foto abaixo) é professor titular da USP. Cipolla tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia e Neuroendocrinologia, atuando principalmente nos temas "pineal", "melatonina", e "ritmos biológicos".

O PFS oferece duas linhas de pesquisa: a Fisiologia Integrativa e a da Fisiologia do Exercício. A primeira tem como objetivo o estudo de sistemas fisiológicos em diversos níveis de complexidade, variando de genes e moléculas a células e organismos, por meio do conhecimento fornecido nas diversas áreas do conhecimento (biologia celular e molecular, histologia, bioquímica e farmacologia) que contribuam na integração dessa informação para a compreensão da funcionalidade do organismo.

Cipolla Neto

A linha de Fisiologia do Exercício visa investigar as respostas observadas em decorrência da execução do exercício e do treinamento físico e explicar os mecanismos envolvidos e sua aplicabilidade em condições reais. Esta linha compreende estudos em humanos, sejam eles atletas de elite ou recreacionais, bem como indivíduos pertencentes a diferentes grupos populacionais (trabalhadores em diferentes atividades, crianças, jovens, idosos, entre outros). Além disso, são utilizados modelos experimentais envolvendo animais submetidos a diferentes condições de exercício físico.

A infra-estrutura do Programa inclui os seguintes espaços: Laboratório Central de Fisiologia; sala de Cultura de Células Primárias e Imortalizadas; Laboratório de Fisiologia do Exercício (Labfise); Laboratório para Estudos com Animais Despertos; Laboratório de Metabolismo Hepático e Radioisótopos; Laboratório de Biologia Celular da Secreção; Laboratório de Histotécnica Animal; Laboratório de Plasticidade Neural Entérica; Laboratório de Farmacologia das Transmissões Periféricas; e Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa – Multiusuário.

A aula magna, gratuita, pode ser acompanhada por qualquer interessado. Não é necessária a inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas na secretaria do PFS, no Bloco H-79, sala 111, 1º andar, telefone (44) 3011-1379.