capa Marcelo

Promovido pelo Sesduem, evento, gratuito, ocorrerá dia 22 em Maringá e 23 em Umuarama e Cianorte

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Sesduem) vai promover, nos dias 22 e 23 de abril, uma palestra sobre a Reforma da Previdência, a ser ministrada pelo assessor da Regional Sul do Andes-SN (Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Marcelo Trindade. 

Trindade também é advogado especialista em direito administrativo e sócio integrante da Trindade & Arzeno Advogados Associados. No dia 22, a palestra, que leva o título de “Reforma ou Desmonte da Previdência”, ocorrerá no auditório do Dacese, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, às 13h30 e às 19h30.

No dia 23 de abril, a palestra será proferida no anfiteatro do Câmpus Regional de Umuarama (Fazenda/Umuarama), às 13h30; e no auditório do Câmpus Regional de Cianorte, às 19h30. Direcionado aos professores, estudantes e a toda comunidade em geral, o evento é gratuito.

Na avaliação do Sesduem, o quadro atual em que se encontra no Congresso Nacional a proposta de reforma da previdência para todos os trabalhadores do Brasil, apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), "constitui-se em mais um desdobramento das políticas econômicas neoliberais e práticas políticas do atual governo federal e estadual". 

"Considerando que o momento é grave e precisa ser analisado rigorosamente, visto que interfere diretamente nas lutas dos trabalhadores em geral, assim como na vida objetiva de todos os docentes, envolvendo a precarização da vida em geral, movimento em direção à privatização da educação pública e outras ações que assolam os direitos historicamente conquistados dos trabalhadores da educação e de todos os trabalhadores brasileiros", o Sesduem, que tem como presidente o professor Edmilson Aparecido da Silva, entende ser a oportunidade ideal para uma palestra como esta.