2019 04 03 Certificacao de alunos do IEJ Instituto de Idiomas Japones MG 4572Atualmente o Instituto atende mais de noventa alunos

Cinco alunos do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) da UEM foram aprovados no Exame de Proficiência em Língua Japonesa, chamado originalmente de JLPTJapanese Language Proficiency Test

A certificação possui cinco níveis, sendo o nível 5 o mais básico e o nível 1 o mais avançado. Entre os aprovados pelo IEJ estão Ana Flávia Borges Shimada, Eliana Midori Kawamoto Satsuki, Henrique Hidetoshi de Sousa Kassuya e Jacqueline Hikaru Mise, os quatro certificados no nível 5, e Letícia Licca Hosida, aprovada no nível 4. Todos foram orientados pela professora Kiyomi Tanaka Kanabushi.

2019 04 03 Certificacao de alunos do IEJ Instituto de Idiomas Japones MG 4583

A professora Kiyomi Tanaka Kanabushi, segunda da esquerda para a direita, com os alunos certificados

Ela explica que o JLPT foi criado para avaliar e certificar a proficiência no idioma japonês aos não nativos. A prova, segundo a professora, avalia a capacidade de leitura e escuta e as questões abrangem ortografia e vocabulário; gramática; compreensão auditiva e de texto.

No Japão, o JLPT é administrado pelo Ministério da Educação por intermédio do Japão Intercâmbio e Serviços Educacionais. Aqui no Brasil é administrado pela Fundação Japão, que está vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, tendo sido estabelecida em 1972, sob o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países.

O primeiro Exame foi realizado em 1984, para atender à crescente procura de padronização na certificação da língua japonesa. No Japão, atualmente a prova é realizada duas vezes ao ano: julho e dezembro. No Brasil, o exame é aplicado apenas em dezembro e pode ser prestado nas seguintes cidades: São Paulo, Londrina, Belém, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Manaus.

Sobre o IEJ

Criado em 1982, o Instituto de Estudos Japoneses é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM e oferece regularmente cursos de língua e cultura japonesa.

Atualmente O IEJ conta com 96 alunos distribuídos em onze turmas. As matrículas para novos alunos serão aceitas no período de 5 a 8 de agosto. O Instituto fica no Bloco 25 e atende pelo telefone 44 3011-4268.