2019 04 01 Convênio MT 1O termo viabiliza vários desdobramentos incluindo estudos científicos que possam quantificar e qualificar os efeitos da técnica

Um convênio de cooperação assinado com a Associação Internacional de Meditação (SIM) abre caminho para que a UEM (Universidade Estadual de Maringá) desenvolva ações e projetos na área das chamadas terapias integrativas. A assinatura do convênio ocorreu nesta segunda-feira pela manhã (1º/4) com a presença da presidente da SIM, Maria Bernadete Paula Ferreira de Cerna.

Algumas ações já estão programadas a partir do convênio e uma delas é o curso de Meditação Transcendental (MT). A presidente da Associação destaca que a prática tem um grande potencial no alívio de tensões e do estresse, por exemplo, promovendo bem-estar e melhoria na qualidade de vida.

Maria Bernadete explica que a entidade tem parcerias com outras instituições de ensino cujos resultados podem ser medidos a partir do desempenho no curso, diminuição no número de evasão, entre outros indicadores.

Ela acredita que o convênio com a UEM terá vários desdobramentos capazes de beneficiar a comunidade. Uma das possibilidades é realizar estudos científicos que possam quantificar e qualificar os efeitos da MT.

O professor Celso Conegero irá coordenar o projeto pela UEM. Ele adianta que o convênio terá vigência até 31 de dezembro de 2023 e que a parceria com a Associação viabiliza o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão, assim como a oferta de cursos, palestras ou seminários.

Sobre o o curso de meditação transcendental ele planeja que seja ofertado ainda em abril. “Estamos na fase de organização do curso e as inscrições ainda não foram abertas. O que dá para adiantar é que ele será gratuito e que serão abertas vagas para a comunidade universitária e também para a comunidade externa também”, diz.

O curso será oferecido através de um projeto de extensão estruturado com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde, tendo como ferramenta as terapias alternativas. “Inicialmente o projeto prevê o desenvolvimento e prática de quatro modalidades de terapias alternativas que são preconizadas pelo Sistema Único de Saúde. São elas Meditação Transcendental, Meditação Transcendental avançada; Yoga e Ayurveda”, diz Conegero.

Ainda segundo ele, a partir do curso de MT “há a proposta de estruturar o chamado grupo de coerência, formado por pessoas que se comprometam a meditar todos os dias”. Os integrantes desse grupo poderão ser alvo dos estudos, ajudando na avaliação sobre os efeitos benéficos da prática, dentro dos padrões de pesquisa acadêmica.

 2019 04 01 Convênio MT 2

Da esquerda para a direita: Rubén Sánchez Yepes, palestrante e coaching holístico, Celso Conegero, Maria Bernadete Paula Ferreira de Cerna, presidente da SIM, Julio Damasceno, reitor da UEM, e Gustavo Cerna, instrutor de MT 

Palestra

Rubén Sánchez Yepes, coaching holístico, especialista em esporte baseado na consciência, vai ministrar, no dia 2 de abril, às 9h30, no auditório do Bloco I-12, a conferência "Controle do estresse e melhora no rendimento desportivo".

Ex-jogador de futebol do Barcelona, na Espanha, Rubén está ligado à Maharishi University of Management (MUM) ou Universidade Maharishi de Administração. Fundada em 1971, a MUM apresenta uma educação baseada na consciência para desenvolver o potencial interior dos alunos. Todos os acadêmicos e professores praticam a técnica da meditação transcendental.

A iniciativa do evento já é uma ação do convênio.