doutora daniela

A coordenadora do serviço conta que o setor teve início em janeiro de 2004

Você sabe o que é uma Unidade de Tratamento Intensivo, ou seja, uma UTI? Não? Então aproveita a oportunidade de conhecer detalhes deste serviço e comemorar os 15 anos da UTI Pediátrica do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Quem vai nos contar essa história é a pediatra intensivista Daniela Grignani Linhares, coordenadora do setor no HUM.

Segundo a doutora Daniela, a UTI Ped, como o serviço é conhecido no Hospital, iniciou o atendimento em janeiro de 2004, com o objetivo de ampliar a assistência pediátrica para toda a região de Maringá. Já existia a UTI neonatal, que, até hoje, dá atendimento a recém-nascidos com até 28 dias. A UTI Pediátrica do HUM surge para atender crianças de 28 dias até 14 anos de idade.

“Em 2004, a cidade contava apenas com a UTI neonatal do HUM, que atendia recém-nascidos e prematuros, e a UTI da Santa Casa, que tinha 12 leitos e internava tanto recém-nascidos quanto crianças maiores. Quando não havia vaga na Santa Casa, as crianças com mais idade precisavam ir para o Hospital Universitário de Londrina. Então, Maringá e região necessitavam de mais um espaço de assistência, um lugar específico para as crianças acima de 28 dias. Foi assim que surgiu a nossa UTI Pediátrica”, contou a doutora Daniela.

UTI – De acordo com a pediatra, uma Unidade de Terapia Intensiva presta serviço de observação clínica e monitorização de crianças que têm um agravo mais sério de saúde. Uma criança, por exemplo, com insuficiência respiratória, vulnerável por causa de período de pós-operatório, com um trauma abdominal ou crânio encefálico, conhecido popularmente, como traumatismo craniano. “Enfim, são crianças com alguma disfunção de órgãos vitais, que precisam de monitoramento ou aparelhos e medicações de forma continua para manter a vida. A UTI tem médicos e enfermeiros em atenção absoluta 24 horas. A qualquer momento que o paciente desestabilize vai receber tratamento adequado, prontamente”, acrescenta Daniela Linhares.

equipe uti ped

A equipe de profissionais da UTI Pediátrica conta com 11 médicos, todos eles com formação em terapia intensiva e muitos anos de experiência prática; uma equipe de enfermagem de 40 pessoas, enfermeiros e técnicos de enfermagem dividids em diferentes turnos. O grupo conta com a tecnologia. A UTI tem equipamentos essenciais como o aparelho de ventilação pulmonar mecânica; monitores com sensores que monitoram os pacientes 24 horas, de segundo a segundo, oferecendo informações como frequência cardíaca, oxigenação, pressão arterial. Há também um aparelho de ultrassom, que possibilita que se realize exames de imagem à beira do leito. Aliás, é preciso destacar, que a UTI Ped conta com seis leitos.

Ampliar a estrutura de atendimento e regularizar os recursos humanos da UTI PED do HUM são os principais desafios para os próximos anos 15 anos, segundo a doutra Daniela.

“Para manter a qualidade que temos no tratamento intensivo não podemos nos contentar com o bom, temos que ser ótimos. E temos enfrentado problemas para manter a qualidade, tanto na equipe médica, quanto na equipe de enfermagem. As pessoas se aposentam e a falta de concurso público nos leva a trabalhar com prestadores de serviço. Por conta dos problemas de ordem econômica, muitos acabam ficando pouco tempo no HUM. Essa rotatividade grande da equipe é um pouco desgastante, porque temos nos manter em um processo de treinamento constante. Trabalhamos com detalhes, se a pessoa não focar nos detalhes, como qualquer alteração de frequência cardíaca ou alguma medicação, pode comprometer todo tratamento. Esse é o nosso principal desafio, manter os recursos humanos de alta qualidade dentro da UTI. Além disso, gostaríamos de ganhar mais quatro leitos, além dos seis que temos. Seriam leitos semi-intensivos, para os pacientes mais crônicos, que precisam de um cuidado a mais que não pode ser feito na enfermaria, mas que também não necessitam de todo o aparato da UTI. Esse é o nosso sonho”, completa a doutora Daniela Linahres.

Essa é a história da estrutura técnica da UTI Pediátrica do HUM. No fim desta semana, você vai conhecer os personagens que colocam esse setor do Hospital em funcionamento e alguns que foram tratados por essa equipe treinadíssima de médicos, enfermeiros e técnicos, super elogiada. Os depoimentos são emocionantes! Até lá!

* Matéria produzida com a colaboração da estagiária de Jornalismo, Rafaela Pena.