Fisiologia Humana

O conhecimento proporcionado por esta especialização é importante na prevenção e tratamento de doenças

O Departamento de Ciências Fisiológicas (DFS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), prorrogou, até o próximo sábado (16), o prazo de inscrição para o curso de especialização em Fisiologia Humana.

Os candidatos devem se inscrever na secretaria do DFS, bloco H-79, sala 11, 1º andar, ou no Laboratório de Fisiologia Humana, no mesmo bloco, sala 112, 1º andar.

O curso de pós-graduação tem como público alvo biólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, professores e outros profissionais das áreas biológicas e da saúde.

Este curso oferece aos alunos atividades teórico-práticas, trabalhando os conceitos e os princípios necessários para a compreensão do funcionamento do corpo humano, dentro de um contexto integrado e de interdisciplinaridade, atualizando e aprofundando temas importantes na área de Fisiologia Humana.

Conhecer os mecanismos fisiológicos que comandam o funcionamento do corpo humano é fundamental para a atuação dos profissionais da área da saúde e do ensino.

Professores, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, dentistas e outros profissionais, cujo cotidiano de trabalho está relacionado, direta ou indiretamente, com o bem estar e a saúde do ser humano, necessitam, indispensavelmente, de um conhecimento aprofundado e atualizado de fisiologia humana para desempenharem suas atividades com maior segurança e eficiência.

As ciências fisiológicas avançaram consideravelmente nos últimos anos, trazendo novos conhecimentos e possibilitando entender, com muito mais clareza, processos funcionais complexos, importantes na prevenção e tratamento de doenças.

Atualmente, o desenvolvimento das pesquisas científicas, do material didático, de recursos audiovisuais e de técnicas experimentais melhorou significativamente a qualidade do processo ensino/aprendizagem de Fisiologia Humana, que tem priorizado temas mais relacionados com o cotidiano, tornando esta ciência ainda mais interessante.

O curso, cujo nome completo é "Fisiologia Humana: funcionamento do organismo humano no contexto interdisciplinar", tem a coordenação das professoras Cecília Edna Mareze da Costa e Maria Montserrat Diaz Pedrosa.

Outras informações podem ser obtidas pelo site, e-mail "sec-dfs@uem.br" ou pelos telefones (44) 3011-4463, no Laboratório de Fisiologia Humana, (44) 3011-1379, na secretaria do Departamento de Ciências Fisiológicas, e (44) 3011-4698, com a professora Maria Montserrat Pedrosa.