limpa3Evento será realizada nesta sexta-feira e presta homenagem Angelo Rafael Carpinelli pesquisador da USP

Será realizado, nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, na UEM (Universidade Estadual de Maringá), o 1º Colóquio César Timo-Iaria: a célula beta como alvo da programação metabólica. As atividades terão início às 8 horas no auditório 1 do Bloco K-68, que fica próximo ao Biotério

O evento reunirá pesquisadores e pós-graduandos que investigam como a célula beta, responsável pela síntese da insulina, é afetada por alterações no metabolismo, sob a ótica do conceito Origens Desenvolvimentistas da Saúde e Doença (DOHaD). De acordo com este conceito, eventos estressores ocorridos em algumas fases da vida, como preconcepção, gestação, lactação, infância e adolescência, podem programar, metabolicamente, o organismo para o desenvolvimento da saúde e da doença na vida adulta. Além de repercutir nas próximas gerações.

Esta primeira edição do Colóquio  é uma homenagem ao fisiologista e professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo, Angelo Rafael Carpinelli, que completa 50 anos de carreira estudando e contribuindo com as pesquisas sobre os mecanismos moleculares da secreção de insulina.

Carpinelli  é um dos convidados do evento que também contará com a participação de pesquisadores da UEM, da Universidade Estadual de Campinas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade de Coimbra-Portugal, entre outras instituições.

O homenageado formou, ao longo dos seus 50 de carreira, algumas dezenas de pesquisadores que hoje dão continuidade à sua linha de pesquisa. Um desses cientistas é o professor Paulo Cezar de Freitas Mathias, da UEM, idealizador do Colóquio.

Segundo Mathias, a programação foi pensada de forma a criar interação e troca de experiências entre pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação que pertencem ou pertenceram aos grupos de pesquisas que descendem da orientação de Carpinelli.

A equipe do Laboratório de Biologia Celular da Secreção responde pela organização do Colóquio, que conta com apoio do Centro de Ciências Biológicas, do Núcleo de Estudos em Diabetes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas,  do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UEM.

Para consultar a programação completa e outras informações acesse o site do Colóquio clicando aqui. Informações também pelo e-mail  coloquiobetacell@gmail.com ou pelo fone (44) 3011 4892.