CMEI

Para a professora Mitsue Fujimaki, coordenadora do projeto, o resultado das ações tem sido muito positivo

O projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), encerrou as atividades de promoção da saúde bucal de 2018 nos municípios de Maringá, Marialva e Sarandi e planeja expandir suas ações também para o município de Paiçandu no próximo ano.

Sob a coordenação da professora Mitsue Fujimaki, do DOD, o projeto, criado na UEM, beneficia a mais de 300 crianças matriculadas nas escolas de ensino fundamental dos três municípios, na faixa etária de 5 a 13 anos. 

O "Sorrir com Saúde" desenvolve atividades permanentes, juntamente com os professores e cuidadores das crianças, baseados na criação de hábitos saudáveis, estímulo para o autocuidado a partir da escovação supervisionada, conscientização da saúde bucal por meio de atividades lúdico-educativas e, em alguns casos, o atendimento clínico utilizando o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). 

Além disso, o projeto consiste na discussão de competências e habilidades a serem desenvolvidas neste cenário de prática com professores, estudantes da graduação, pós-graduação e da comunidade externa, visando à formação do profissional da Odontologia, preparando-o para o mercado de trabalho.

O "Sorrir com Saúde" atuou, neste ano, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nilza de Oliveira Pipino (Maringá), Escola Darci Pereira Mochi e no Centro Espírita Maria Dolores (Sarandi), e na Interarte (Marialva). 

Foram executadas atividades de finalização e alunos e funcionários ganharam kits de higiene bucal com escova de dente, pasta de dente e fio dental e todos os estudantes participantes receberam um certificado de participação no projeto.

No dia 29 de novembro, no CMEI Nilza de Oliveira Pipino, as atividades anuais desenvolvidas pelos alunos do 4º ano de graduação em Odontologia, residentes, pós-graduandos e voluntários foram finalizadas por meio de um encontro com a direção e funcionários da escola, para agradecimento e entrega de kits de higiene bucal. 

CMEI

No dia 30, ocorreu o evento "Expansão e avaliação das ações intersetoriais para a promoção da saúde bucal do Projeto Sorrir com Saúde nos municípios de Maringá, Marialva e Sarandi". 

Os alunos apresentaram as atividades feitas com as crianças, professores e pais, além de estratégias em educação em saúde bucal realizadas. A melhor proposta executada foi premiada no 1º Prêmio de inovação em educação em saúde bucal na infância. Além disso, foram apresentados os dados epidemiológicos das condições de saúde bucal das crianças das quatro instituições atendidas pelo projeto em 2018 e propostas visando melhorias para o próximo ano. 

V SEMINÁRIO

No dia 4 de dezembro, no Interarte, em Marialva, ocorreu uma palestra para os alunos, sobre o tema saúde e higiene bucal, hábitos deletérios e alimentação saudável, além de uma gincana. A equipe vencedora recebeu um prêmio simbólico. Também foi promovido um encontro com os todos funcionários e com a coordenadora de saúde bucal de Marialva, para agradecer pela colaboração e auxílio oferecido ao longo do ano.  

INTERARTE

No dia 5, na Escola Darci Pereira Mochi, em Sarandi, foi apresentado um vídeo com depoimentos de residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família, bolsistas do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), profissionais da saúde bucal de Sarandi, diretora e coordenadora pedagógica da escola e de alguns alunos que expuseram suas opiniões sobre as atividades realizadas. 

DARCI

No evento, foi ressaltada a importância das intervenções ocorridas na escola pela equipe do projeto e as mudanças que os alunos vêm demonstrando no cuidado de sua saúde. 

Neste mesmo dia, foi entregue a premiação do 2° Concurso (na modalidade de frases), com a temática “Família Sorridente”. A aluna Ana Carolina Souza de Oliveira conquistou o primeiro lugar com a frase “Minha família e todos podem parar de fumar e de beber bebidas alcóolicas, escovar os dentes de manhã, depois que comer doces, depois do almoço, do café da tarde e do jantar, pois temos que cuidar dos dentes e do corpo, para manter a saúde e o sorriso.” Em segundo lugar, o aluno Kauã Henrique Almeida de Souza escreveu a frase "Eu e minha família vamos escovar os dentes após cada refeição, passar o fio dental, não comer doces, ir ao dentista regularmente e limpar a língua, pois muitas bactérias moram lá." E, na terceira colocação, ficou a aluna Alexia Vitória de Oliveira, autora da frase "Eu e minha família podemos ficar mais tempo juntos para brincar e cuidar uns dos outros para melhorar nossa saúde e sorriso porque cuidar é um ato de amor, que deixa qualquer um melhor." Todos ganharam um kit de higiene para família, um certificado e um prêmio. 

FRASES

Na presença dos dirigentes da entidade e das famílias, foi finalizada, no dia 9 de dezembro, a atividade no Centro Espírita Maria Dolores, em Sarandi. Os participantes destacaram a relevância da implementação de hábitos saudáveis por toda a família na rotina diária e a valorização dos atendimentos odontológicos que estão sendo feitos no Centro e na Clínica Odontológica da UEM.

MARIA DOLORES

No dia 13, participantes do projeto, cirurgiões dentistas, alunos, bolsistas, técnicos, professores e coordenadores visitaram, em Bauru, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, conhecido por “Centrinho”, credenciado pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Centrinho oferece tratamentos especializados em anomalias craniofaciais e deficiências auditivas. Eles também visitaram a Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo USP).

BAURU

Na avaliação da coordenadora do "Sorrir com Saúde", foram verificados, no decorrer do ano, "resultados muito positivos das atividades realizadas a partir da  integração ensino-serviço-comunidade". Para o próximo ano, Mitsue diz que as falhas detectadas serão corrigidas e melhorias serão implementadas para melhor promover a saúde bucal desde a infância.