A importância de participar da Avaliação do Guia do Estudante

Eles foram considerados excelentes na avaliação; a maioria dos cursos ficaram com a nota 4 (muito bom)

Quatro cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá conquistaram o conceito máximo 5 do Guia do Estudante 2018, da Editora Abril, conforme divulgado, nesta sexta-feira (30), pela empresa.

São eles: Ciências Sociais (Bacharelado); Engenharia Civil (Bacharelado); Geografia (Licenciatura) e Zootecnia (Bacharelado), todos do câmpus sede em Maringá.

Isso representa um curso a menos que na avaliação do ano passado, quando cinco graduações obtiveram a nota máxima, mas também implica em um curso a mais que em 2016, quando o Guia apontou três cursos com o conceito 5.

A título de comparação, em 2017 o GE avaliou com a nota máxima os cursos de Educação Física/licenciatura, Geografia/licenciatura, Letras/licenciatura, Psicologia/bacharelado e Zootecnia/bacharelado, todos também do câmpus Maringá.

De abrangência nacional, o Guia analisou 62 cursos da UEM, de várias áreas do conhecimento, de diferentes câmpus regionais. A publicação GE Profissões Vestibular 2019 trará a relação de todos os cursos avaliados no Brasil, já nas bancas e em breve no site do Guia do Estudante.

A pesquisa de opinião é feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Realizada anualmente, a avaliação dura nove meses.

O Guia não trabalha com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), mas a publicação da Editora Abril é considerada uma referência importante para o vestibulando acostumado a utilizá-lo como fonte de consulta na escolha do curso.

Critérios

A publicação avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação, o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos

Conforme o ranking do Guia, foram avaliados com a nota quatro os cursos de Ciências Contábeis (Bacharelado)/Cianorte; Pedagogia (Licenciatura)/Cianorte; Educação Física (Licenciatura)/Ivaiporã; Administração (Bacharelado)/Maringá; Agronomia (Bacharelado)/Maringá; Artes Visuais (Licenciatura)/Maringá; Bioquímica (Bacharelado)/Maringá; Ciência da Computação (Bacharelado)/Maringá; Ciências Biológicas (Bacharelado)/Maringá; Ciências Biológicas (Licenciatura)/Maringá; Ciências Contábeis (Bacharelado)/Maringá; Ciências Econômicas (Bacharelado)/Maringá; Ciências Sociais (Licenciatura)/Maringá; Direito (Bacharelado)/Maringá; Educação Física (Bacharelado)/Maringá; Educação Física (Licenciatura)/Maringá; Enfermagem (Bacharelado)/Maringá; Engenharia de Produção (Bacharelado)/Maringá; Engenharia Química (Bacharelado)/Maringá; Estatística (Bacharelado)/Maringá; Farmácia (Bacharelado)/Maringá; Filosofia (Licenciatura)/Maringá; Física (Bacharelado)/Maringá; Geografia (Bacharelado)/Maringá; História (Licenciatura)/Maringá; Letras (Licenciatura)/Maringá; Matemática (Bacharelado)/Maringá; Matemática (Licenciatura)/Maringá; Medicina (Bacharelado)/Maringá; Música (Licenciatura)/Maringá; Odontologia (Bacharelado)/Maringá; Pedagogia (Licenciatura)/Maringá; Psicologia (Bacharelado)/Maringá; Química (Bacharelado)/Maringá;        Química (Licenciatura)/Maringá; Secretariado Executivo (Bacharelado/Maringá;  Sistemas de Informação (Bacharelado)/Maringá; Teatro (Licenciatura)/Maringá; Agronomia (Bacharelado)/Umuarama; e Medicina Veterinária (Bacharelado)/Umuarama.

Com nota três ficaram os cursos de Design (Bacharelado)/Cianorte; Design de Moda (Bacharelado)/Cianorte; Engenharia Agrícola (Bacharelado)/Cidade Gaúcha; Ciências Naturais e Exatas (Licenciatura)/Goioerê; Engenharia de Produção (Bacharelado)/Goioerê; Engenharia Têxtil (Bacharelado)/Goioerê; Física (Licenciatura)/Goioerê; Serviço Social (Bacharelado)/Ivaiporã; Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)/Maringá; Biomedicina (Bacharelado)/Maringá; Comunicação e Multimeios (Bacharelado)/Maringá; Engenharia de Alimentos (Bacharelado)/Maringá; Engenharia Elétrica (Bacharelado)/Maringá; Engenharia Mecânica (Bacharelado)/Maringá; Física (Licenciatura)/Maringá; Música (Bacharelado)/Maringá; Engenharia Civil (Bacharelado)/Umuarama; Engenharia de Alimentos (Bacharelado)/Umuarama.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv