hemocentro1

A programação contou com a exibição de um vídeo institucional

Cerca de cem pessoas participaram da comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, realizada na última sexta-feira (23), no auditório do Hospital Regional de Maringá (HUM). A programação, promovida pelo Hemocentro Regional de Maringá, contou com homenagem aos doadores e a presença de autoridades da saúde e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A programação começou às 18h30 com a recepção dos doadores e a exibição de um vídeo institucional do Hemocentro. Em seguida, as autoridades presentes se manifestaram na mesa de honra do evento, que foi composta pelo reitor da UEM, Júlio César Damasceno; o secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, que representou o prefeito Ulisses Maia; o diretor da 15ª Regional de Saúde, Dirceu Vedovello Filho, representante do diretor da Regional, Antônio Carlos Bastiani; o diretor administrativo do HUM, Hermes de Souza Barbosa, que representou o superintende do Hospital, Vicente Kira; e o diretor do Hemocentro, Christovão Granato Filho.

hemocentro

Todos agradeceram a ação de altruísmo dos doadores frequentes de sangue do Hemocentro. Hermes Barbosa chamou atenção para o fato de que a plateia de doadores era o que havia de mais importante naquele evento. “Você são as autoridades aqui, hoje”.

O doutor Christovão lembrou que o órgão só conquistou os resultados que possui por causa do empenho da equipe de técnicos e médicos. Ele ainda agradeceu à “empresa Transporte Coletivo Cidade Canção pela reforma da Unidade Móvel, que permite que os servidores busquem as doações em toda a região”.

O reitor Júlio Damasceno acrescentou que de nada adiantaria o ato de amor, que é a doação de sangue, se não houvesse, também, as pessoas que estão por aqui para colher, tratar e distribuir o que é doado. “Precisamos destacar esse trabalho, além de parabenizar vocês, doadores, pela capacidade de doar um pouco de si para salvar vidas. Vocês fazem a diferença, especialmente, para aquelas pessoas que dependem do sistema público de saúde”, declarou o reitor.

DSC 0038

Neste momento, a chefe do cerimonial pediu que os doadores e os representantes das entidades que apoiam o Hemocentro ficassem de pé para receberem o agradecimento da comunidade, por meio de uma salva de palmas (foto acima).

A assistente social Tereza Pauliqui, do setor de Captação de Doadores, divulgou, em seguida, o Projeto Doador do Futuro, desenvolvido pelo Hemocentro com escolas de Maringá e região. Este ano, em parceria com o Colégio Adventista, alunos produziram frases de apoio aos super-heróis, que são os doadores. Essas frases foram inseridas nos convites que eles receberam para o evento de sexta-feira. “Esse projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças, porque eles são nossos futuros doadores”, explicou Tereza.

DSC 0055

Fechando a programação, o recém-criado Coral do Hemocentro fez a primeira apresentação. O grupo foi aplaudido de pé. Depois, todos os doadores participaram de um coquetel ao lado dos representantes dos apoiadores do Hemocentro: a Associação dos Doadores e Colaboradores de Sangue de Atalaia; a Associação dos Doadores e Colaboradores de Sangue de Marialva; a Associação dos Doadores e Colaboradores de Sangue de Nova Esperança; os Rotary Club de Marialva e Maringá; a Igreja Congregação Cristã no Brasil; a Igreja Adventista do Sétimo Dia – Projeto Vida por Vidas; a Arquidiocese de Maringá; a Dinâmica Consultoria de Engenharia de Produção.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv