PAS27.712 candidatos estão inscritos no concurso. A entrada na sala de prova será permitida das 13h20 às 13h50 e o término do exame será às 19 horas

Neste domingo, dia 25 de novembro, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebe os candidatos para a prova do PAS (Processo de Avaliação Seriada). No total, 27.712 candidatos inscreveram-se para o exame, um número recorde desde a implantação do concurso em 2009.

A partir das 13h20 será liberada a entrada no local de prova. Os portões se fecham às 13h50 e a partir daí nenhum candidato terá acesso à sala. A recomendação é sair de casa com antecedência para evitar atrasos.

Também é importante verificar, antecipadamente, o local onde realizará o concurso. Se ainda não tiver essa informação, consulte o Menu do Candidato ou verifique o ensalamento na página do vestibular.

No sábado, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU)  faz o tradicional plantão de véspera, atendendo candidatos durante todo o dia no Bloco 28, no câmpus universitário.

O que levar

Para entrar na sala de prova o candidato deve apresentar um documento de identificação original com foto. Cópias, inclusive digitais, não serão aceitas.

Para o preenchimento da folha de resposta, o candidato precisa ter à mão uma caneta esferográfica com tinta azul-escura, escrita grossa e tubo transparente.

Locais de prova

O concurso será aplicado em dez cidades do Paraná, sendo que Maringá recebe o maior número de inscritos. Aqui são aguardados 13.927 candidatos. Haverá concurso também em Apucarana (1.781), Campo Mourão (1.235), Cianorte (1.286), Goioerê (652), Ivaiporã (572). Loanda (599), Londrina (3.907), Paranavaí (1.249) e Umuarama (2.504).

Inscritos por etapa

Dos 27.712 inscritos no PAS 2018, 14.460 irão fazer a Etapa 1 que é destinada aos alunos da primeira série do ensino médio. A etapa 2, para alunos da segunda série do ensino médio, recebeu 9.186 inscrições.

A Etapa 3 é o momento de os candidatos definirem o curso  desejado. Neste concurso  foram abertas 752 vagas, que serão disputadas por 4.066 candidatos inscritos nesta etapa. Os classificados ingressarão na UEM no ano letivo de 2019.

Concorrência

Medicina é o curso mais procurado, com a concorrência de 45,7 para cada vaga. Seguem Odontologia, com 18,2 vagas por aluno, e Enfermagem cuja concorrência é de 16,3 candidatos por vaga. Para consultar a concorrência completa clique aqui.

Sobre o PAS

O Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM) é uma modalidade do processo seletivo para ingresso no Ensino Superior destinado aos alunos matriculados regularmente no ensino médio, em escolas públicas e privadas de todo o país.

A avaliação abrange as três séries do ensino médio, sendo que ao final de cada série o aluno realiza uma prova. O desempenho em pontos obtidos será acumulado e a pontuação classificará o candidato a uma vaga na UEM, no curso pretendido, sem que ele precise realizar o concurso vestibular tradicional.

As provas são compostas de Redação e de quarenta questões objetivas, com conteúdos específicos da série em que o candidato está matriculado.

Resultado e Matrícula

A CVU divulga o resultado final da Etapa 3 do PAS 2018 no dia 30 de janeiro, em www.vestibular.uem.br. A matrícula, em primeira chamada, deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro também pela internet. As aulas terão início no dia 7 de março.

Os resultados das Etapas 1 e 2 serão divulgados no dia 11 de fevereiro, a partir das 10 horas, pelo site.

Para outras informações entre em contato com a CVU pelo telefone 44 3011-4450.