2018 11 23 Equipe TV UEM Premio IMG 9982

Quase 800 trabalhos concorreram em todo o Brasil; embora feita para a TV, reportagem foi inscrita na categoria Rádio após adaptação de linguagem

Uma reportagem produzida pela equipe da UEM TV e veiculada na Rádio da Universidade, sobre a prevenção de riscos para avaliar os impactos na abertura de negócios, está entre as 10 finalistas do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2018 na categoria radiofônica.

A reportagem aborda o caso do comerciante Igor Remigio, responsável por um aplicativo de entrega de refeições, visando esclarecer ao público a importância de se investir numa apólice de seguro quando for elaborado o plano de negócio da empresa.

Com o título "Negócios, formação profissional e mercado de seguros", a reportagem traz a entrevista com a professora Luana Batista Vieira, do curso de Ciências Contábeis da UEM.

O curso de graduação oferece na grade curricular a disciplina "Noções em Atuária" visando a capacitar profissional chamado Atuário, com a missão de auxiliar nas análises de prejuízos ou perdas de um negócio. As informações reunidas por este profissional irão subsidiar o corretor de seguros.

Atendendo a restaurantes e fazendo entrega em domicílio, por meio de serviço on-line, Remigio decidiu contratar um seguro de dados. O delegado regional do Sindicato dos Corretores de Seguros e Capitalização do Paraná (Sincor), Wagner Fabrício, diz, em entrevista, que a atuação dos corretores se torna mais eficiente com uma boa formação profissional nas áreas de análise de riscos.

Na Rádio

A reportagem fez parte do programa "Portal UEM", retransmitido semanalmente na UEM FM (106,9 MHz), a partir da adaptação para a linguagem de rádio.

Por esta razão, o trabalho foi inscrito no Prêmio na categoria radiofônica. Ao todo, quase 800 trabalhos jornalísticos concorreram em todo o Brasil, nas categorias “Mídia Impressa”, “Televisão”, “Rádio”, “Webjornalismo”, “Mídia Especializada”, “Categoria Especial Corretores de Seguros” e “Fenacor 50 anos”.

Organizadora do prêmio, a Fenacor é a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros.

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a entidade está completando 50 anos. O prêmio tem o objetivo de celebrar o cinquentenário da Fenacor.

O evento de premiação ocorrerá no próximo dia 7 de dezembro, às 20 horas, no Museu do Amanhã, na capital fluminense. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o prédio foi erguido ao lado da Praça Mauá, na zona portuária, e abriga um museu de ciências diferente, caracterizado por ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. No total, 21 trabalhos serão agraciados nas sete categorias. O primeiro colocado em cada categoria receberá R$ 30 mil; o segundo, R$ 10 mil; e o terceiro, R$ 5 mil.

Em seu terceiro ano, o “Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros” superou as edições anteriores em número de inscrições, com um total de 796 trabalhos inscritos, destacando posição de destaque entre as premiações voltadas para o reconhecimento do papel da imprensa na disseminação da importância do seguro para a sociedade brasileira.

No caso da “Categoria Especial Corretores de Seguros”, o primeiro colocado terá direito ainda a uma viagem para a Itália. Veja neste link a lista completa dos finalistas: http://www2.fenacor.org.br/download/Finalistas-Premio-de-Jornalismo-2018.pdf

Equipe finalista

A escolha dos finalistas foi feita pela Comissão de Seleção do "Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2018", que, além de ser organizado pela Fenacor, tem o apoio da Escola Nacional de Seguros e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

A comissão definiu a lista dos 70 finalistas em sete categorias e agora uma Comissão de Julgamento elegerá os três vencedores por modalidade.

A TV UEM recebeu o convite para viajar ao Rio de Janeiro e acompanhar a divulgação dos vencedores no dia 7 de dezembro. Os custos da viagem e da hospedagem serão todos bancados pela Fenacor.

A equipe responsável pela reportagem finalista foi composta pelo produtor Daniel Rufino de Melo, o repórter Eder Alfredo, o repórter cinematográfico Ivan Campos e pelo editor Ronaldo Vanzo.

Além de ser retransmitido na emissora de Rádio da Universidade, o programa Portal UEM também é veiculado no Canal 10 da NET - Maringá e na TV 3º Milênio.

Tanto a UEM FM quanto a UEM TV estão ligadas à Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá.