Vicent

Palestra, amanhã (22), abrirá oficialmente encontro do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho

O professor e sociólogo Vincent de Gaulejac (foto), da Université Paris-Diderot, na França, vai ministrar, amanhã (22), às 10 horas, no auditório do Nupélia, campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a conferência de abertura da 2ª edição do encontro organizado pelo Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST).

Gaulejac vai abordar o tema "Por que o mundo do trabalho se torna paradoxal? Quais as consequências para os indivíduos, as instituições e a política?".

Trata-se do 2º Encontro do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST), 2º Simpósio Psicologia e Trabalho: Dimensões Sociais e Subjetividade e o 8º Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (EPOT).

Autor de cerca de vinte livros, o palestrante liderou o Laboratoire de Change Social de 1981 a 2014. Membro fundador da rede internacional de sociologia clínica, é um dos principais iniciadores dessa orientação científica que se concentra na relação entre o ser humano e o ser da sociedade e a dimensão existencial das relações sociais.

Ele desenvolveu grupos de envolvimento e pesquisa em torno de quinze países da Europa, América do Norte e América do Sul. Sua pesquisa levou-o a explorar a neurose de classe, as fontes da vergonha, a luta por lugares, o custo da excelência, a sociedade doente da administração e as causas do desconforto no ambiente de trabalho.

As atividades do evento também ocorrerão nos blocos D-34 e 118, câmpus sede. Antes da conferência do professor francês, será feita a cerimônia de abertura, às 9 horas, também no Nupélia, seguida por uma intervenção artística.

Embora a solenidade de abertura ocorra amanhã, algumas atividades, a título de pré-evento, começaram nesta quarta-feira (21), por meio de mesa-redonda, apresentação cultural e cine-debate. Organizado pelo LIST, que congrega pesquisadores de várias universidades, incluindo a UEM, com apoio do Departamento de Psicologia (DPI), da UEM, e de outras instituições de ensino superior, o evento terá diversos palestrantes, entre eles Christiane Girard Ferreira Nunes e Ana Magnólia Bezerra Mendes, da Universidade de Brasília (UnB).

O tema central do Encontro, que prosseguirá até sexta-feira (23), novembro, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), é "Trabalho, Política e Ação".

A programação do evento, diversificada, vai contar com mesas-redondas, cine-debate, palestras e apresentações de trabalhos.

Além de estudantes de pós-graduação, o Encontro é direcionado a profissionais das áreas do Trabalho e Organizacional, professores do ensino superior, dentre outros.

Um dos objetivos é contribuir com a promoção de conhecimentos e a produção de saberes no campo de pesquisas e atuação presentes na convergência entre psicologia e trabalho. Outra finalidade do evento é fomentar discussões que atentem para a complexidade das relações entre trabalho e subjetividade, em especial as que figuram no contexto contemporâneo de transformações do trabalho.

Informações podem ser obtidas pelo site, e-mails "subjetividade.trabalho@gmail.com" e "lmsoldera@uem.br". O telefone é (44) 3011-4291.