eliane maio

O evento começa nesta terça-feira e Eliane Maio é uma das debatedoras convidas para a mesa-redonda Gênero e Diversidade Sexual

Eliane Rose Maio, docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM (Universidade Estadual de Maringá), será uma das debatedoras da etapa nacional da Conferência Nacional de Educação (Conae 2018), evento que começa nesta terça-feira, dia 21 de novembro, e segue até sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília.

A professora da UEM participa da mesa-redonda Gênero e Diversidade Sexual, debate que será realizado hoje (21/10) a partir das 16h30, e cuja proposta é discutir o papel da escola na construção da normatividade de gênero, sexismo e misoginia, o enfrentamento da intolerância à diversidade de gênero, a diversidade sexual como perspectiva curricular e didática e outras questões ligadas ao tema.

Realizada a cada quatro anos, a Conae tem como proposta avaliar a execução do Plano Nacional de Educação e subsidiar a elaboração de PNE para a década seguinte. O tema central desta terceira edição da Conferência é  “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O debate está estruturado em oito eixos, abordados no Documento Referência da Conae, elaborado pelo Fórum Nacional da Educação. Embora não seja estanque e incentive o surgimento de novas problematizações, o documento  serve de base e fonte para que o planejamento e desenvolvimento das conferências municipais, intermunicipais, regionais, estaduais e distrital.

Tais conferências, realizadas ao longo deste ano e do ano passado, precederam a etapa nacional da Conae 2018.