2018 11 12 Semana Cientifica de Educacao Fisica MG 1549 1

A Semana Científica do DEF reúne os trabalhos de conclusão de curso dos alunos do quarto ano

Galeria de fotos

O Departamento de Educação Física (DEF) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) realiza, entre os dias 12 e 14 de novembro, a I Semana Científica para apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018.

A cerimônia de abertura reuniu nomes de destaque na área para discutir a “Formação e trajetória profissional em Educação Física”. Roberto Nagahama, Marcos Bonatto e Nayara Malheiros Caruzzo falaram sobre a ligação com o esporte desde a infância, o ingresso na universidade e a trajetória de sucesso.

Fernando Augusto Starepravo, da comissão organizadora do evento, destacou que o objetivo é prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do último ano do curso. O fato de as apresentações serem públicas beneficia o conhecimento que é divulgado e serve também como modelo para os estudantes do terceiro ano que deverão realizar o mesmo trabalho em 2019.

A professora e também organizadora do evento, Telma Adriana Pacífico Martineli, enfatizou o trabalho dos orientadores, que dedicam tempo em meio aos outros compromissos didáticos para acompanhar os alunos. Segundo ela, o TCC contribui para a formação de pesquisadores e futuros professores.

Antonio Carlos Monteiro de Miranda, do colegiado do curso de Educação Física da UEM, afirmou que o trabalho do grupo PET é muito importante para o desenvolvimento acadêmico. Os petianos fazem parte da comissão organizadora do evento.

Como decano do DEF, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, enalteceu a profissão, contando um pouco da história do curso na UEM e da implantação da monografia para os concluintes. De acordo com Oliveira, a exigência mudou drasticamente a formação do profissional de Educação Física, visto que capacita de forma teórica e técnico-científica o acadêmico.

Foram homenageados os professores do Departamento que irão se aposentar esse ano, após muitos anos de dedicação ao curso e à docência. São eles os professores: Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Deiva Mara Delfini Batista, Jane Maria Remor, José Luiz Lopes Vieira, Lenamar Fiorese, Luiz Silva Santos, Vera Felicidade Dias e Verônica Regina Müller.

A programação é composta pelas apresentações dos TCCs nos três períodos (manhã, tarde e noite). E, no dia 14, no Bloco B33, às 15 horas, ocorre a palestra de encerramento “Lazer, Educação Física e envelhecimento na Era Virtual”, que será ministrada por Gisele Maria Schwartz, professora da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Para mais informações, acesse a página do PET Educação Física UEM no Facebook.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv