Tools

Carmem

Debate foi gravado na Espanha sob a organização de uma cátedra da Universidade de Navarra; veja galeria de fotos

Quase 150 estudantes de graduação e de pós-graduação, dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Biologia estão participando, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do 11º Forum internacional da Cátedra Iberoamericana-Suiza de Desarrollo de Medicamentos (Cisdem), da Universidade de Navarra, na Espanha.

Aberto, ontem à noite, no auditório do Dacese, o Fórum termina hoje e é um evento inédito de mobilidade virtual internacional na UEM. As atividades que estão sendo retransmitidas foram gravadas, em outubro último, na instituição espanhola, e visa a proporcionar aos estudantes contato com conceitos e discussões internacionais, sem os trâmites/ônus do deslocamento, além de constituir uma ação de inclusão.

Ontem, foram apresentadas as gravações da mesa redonda "Biosimilares", na qual se fez um debate abordando tópicos como "O que devemos saber sobre medicamentos biossimilares?", pelo professor Maria José García Sánchez; "Desafios na produção de biossimilares: sustentabilidade e desenvolvimento. Experiência da Cinfa Biotech", pelo professor Julio Masset; e "Biossimilares no mundo real. Eles estão aqui para ficar?", pelo professor Juan Miguel Diaz.

Osvaldinho

Nesta quinta-feira (8), também a partir das 19 horas, ocorrerá a mesa “From lab to the patient”, com a discussão sobre os tópicos "Nanomedicinas: do laboratório ao mercado", pelo professor Maite Agüeros; "Inovação na indústria farmacêutica", pelo professor Joaquim Amela; "Dissolução preditiva in vivo: fatores gastrointestinais relevantes e abordagens metodológicas", pela professora Maria del Val Bermejo.

Participam, ainda, da discussão sobre os temas abordados, os professores Juan Manuel Irache, da Universidade de Navarra; Carmem Patrícia Barbosa (primeira foto) e Nilza Cristina Buttow, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM) da UEM; e Osvaldo Albuquerque Cavalcanti (foto acima), do Departamento de Farmacologia e Terapêutica (DFT), da UEM.

A Cátedra Iberoamericana-Suiza de Desarrollo de Medicamentos (Cisdem) é um acordo de 30 grupos de diferentes países, com o objetivo de promover a colaboração e a transferência de informações sobre os avanços tecnológicos da indústria farmacêutica.

A professora Sandra Mara Schiavi Bankut (foto abaixo), assessoria especial do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da UEM, também esteve presente no evento, ontem. Além do ECI, o Fórum é promovido pelo DCM e pelo DFT.

Sandra Schiavi

Outras informações pelo site, pelos telefones (44) 99854-5456 e (44) 99148-2940; ou ainda pelo e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".