Tools

girl sitting on bench wearing headphone using mobile phone in park 23 2147873776

Ação irá apresentar os prejuízos causados à visão pelo uso não racional de celular, computador, televisão e tablets

O Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove nesta quinta-feira (8) atividades para alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, em dois horários, às 11h e às 15h45. A ação irá apresentar aos estudantes a relação entre a miopia e o uso não racional de aparelhos eletrônicos como celular, computador, televisão e tablets.

O médico do HUM (Hospital Universitário), Alessander Tsuneto, e o professor do DAB, Jorge Juarez Vieira Teixeira, ministram a palestra “Celular e Miopia”. Participam também das atividades os acadêmicos da Disciplina Atenção em Saúde em parceria com a Unidade Básica de Saúde Pinheiros.

O professor Jorge explica que a principal preocupação é com relação ao uso de celulares e tablets muito próximo aos olhos. Segundo ele, crianças que permanecem por longos períodos nesses aparelhos podem desenvolver miopia em aproximadamente um ano com esse hábito. “Até 2050, 50% da população brasileira terá miopia. Mundialmente, esse número sobe para 52% no mesmo período”, destaca.

A equipe da UEM estará na escola com o mesmo projeto no dia 12 de novembro, às 20 horas, para atender os pais dos alunos, e no dia 22, às 10h30, com atividades educativas destinadas aos alunos do ensino médio.

A recomendação é consultar um oftalmologista anualmente e com maior frequência em caso de fadiga visual, identificada por ardência, coceira e dor de cabeça.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do DAB (44) 3011-4850.