Tools

2018 11 06 Semana Afro Brasileira NEIAB B060151

A programação da Semana Afro-Brasileira continua nesta quarta-feira (7)

Galeria de fotos

A promotora do Ministério Público da Bahia e integrante da Comissão Permanente de Direitos Humanos e combate à Discriminação, Lívia Sant'Anna, falou sobre  a presença negra na Universidade durante a cerimônia de abertura da 12ª Semana Afro-Brasileira, que ocorreu nesta terça-feira (6), às 19h30, no Bloco B-33 (PDE). O evento é realizado anualmente sob coordenação do Neiab (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros).

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, participou da abertura oficial representando a reitoria, momento em que destacou que o tema escolhido para esta edição do evento é uma das pautas da reitoria com foco nas cotas raciais. “É preciso reacender a discussão dentro da nossa universidade, repensar o sistema de cotas existente. Essa discussão será feita dentro dos conselhos superiores da UEM e a reitoria está disposta a apoiar o tema”. Afirmou ainda que a proposta é avançar nas questões das políticas públicas para que se busque a inclusão e igualdade racial na universidade.

"É importante e não é só uma alegria porque numericamente esta sala está cheia, é uma alegria porque conscientemente esta sala está cheia, politicamente esta sala está cheia", afirmou Marivânia Conceição Araújo, coordenadora do Neiab. Segundo Marivânia, discutir a presença do negro na universidade é uma ação política, não partidária, mas de posicionamento em busca de conhecimentos e do debate. "A questão racial não é um problema do negro no Brasil, é um problema da população brasilieira, para que todos possam ser tratados como cidadãos iguais", ressaltou.

2018 11 06 Semana Afro Brasileira NEIAB B060104

Hoje (7), a partir das 19 horas, no auditório do bloco H35, serão apresentadas "Trajetórias de Vidas Negras na Universidade Estadual de Maringá" na mesa-redonda com a participação de aluna, professora e funcionária negras da UEM. Catarina Messias Alves é aluna do primeiro ano do Curso de Educação Física, Adélia Tomaz é funcionária lotada na Bibiloteca Central  da Universidade e Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo é professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM.

Na quinta-feira (8), a partir das 19 horas, no auditório do bloco H35, será realizada a Mesa-Redonda “Cotas Raciais nas Universidades Públicas do Paraná” com a participação do professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da professora Ione da Silva Jovino, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que está na coordenação de Assistência e Orientação ao Estudante da UEPG.

A trajetória da implementação das Cotas Raciais nas universidades paranaenses será pautada pelos Profs. Drs. Ione Juvelino (UEPG) e Paulo Vinicius Baptista (UFPR) em nosso último dia de evento.

A 12ª Semana Afro-Brasileira tem a finalidade de reunir profissionais, pesquisadores e estudantes que atuam nos setores de ensino, pesquisa, extensão e indústria; e de permitir a troca de conhecimento entre a produção acadêmica e demais setores, buscando a otimização para a inovação científica e tecnológica.

Também visa a estimular as relações interinstitucionais para a produção em ciência, tecnologia e sociedade; e abordar temas relevantes ligados à formação docente, fomentando a relação das licenciaturas e a produção do conhecimento.

Outras informações podem ser obtidas no site ou facebook, ou ainda pelo telefone (44) 3011-5065.

2018 11 06 Semana Afro Brasileira NEIAB B060114