Brasil está em penúltimo lugar no ranking de eficiência energética

Evento faz parte das ações previstas num projeto envolvendo a UEM e a Copel

A Prefeitura do Câmpus da Universidade Estadual de Maringá (PCU) vai oferecer, a partir da próxima segunda-feira (29), no bloco C-67, um treinamento sobre o Projeto de Eficiência Energética na instituição.

O objetivo do treinamento, com duração total de quatro horas, é estimular e consolidar as práticas de eficiência energética. Para isso, a programação do evento prevê a apresentação do Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) e do Projeto de Eficiência Energética (PEE), além da abordagem de conceitos básicos sobre eficiência energética, boas práticas de eficiência energética, protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance e os detalhes do projeto.

O público alvo são alunos, professores e colaboradores da UEM. A expectativa é de que o curso atraia cerca de 100 participantes. Estão sendo oferecidas oito turmas de treinamento (manhã e tarde), por quatro dias.

O treinamento prosseguirá até o dia 1º de novembro e faz parte das ações previstas no Programa de Eficiência Energética - PEE, referente ao Termo de Cooperação Técnica - TCT 4.600.013.672/2017 – Energia Fotovoltaica e Iluminação Interna do Câmpus, assinado entre a Copel e UEM com recursos administrados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Vale dizer que o PEE visa promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Com isso, a ideia é maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

Outras informações sobre o treinamento podem ser obtidas no site ou na PCU, ou com o professor Carlos Antonio Pizo pelos e-mails "sec-dop@uem.br" e "capizo@uem.br". O telefone para contato é (44) 3011- 5496 e 3011-4255.