nit uem 24092018

Serão entregues cartas-patentes e certificados de programa de computador obtidos nos últimos meses

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora dez anos de existência e, para celebrar a data, irá realizar uma cerimônia para entrega de cartas-patentes e certificados de registro de programas de computador obtidos nos últimos meses. O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 25, no auditório do NIT/UEM, que fica no Bloco B09, a partir das 15h30, e contatará com a presença dos inventores e autores agraciados, dos membros do Conselho Técnico do Núcleo, dos professores e outras autoridades da Instituição e de membros da comunidade externa.

De acordo com o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual, Angelo Marcolino Junior, serão entregues quatro cartas-patentes e dez certificados de registro de programa de computador, todos emitidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é o órgão responsável pela gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Para Graciette Matioli, assessora especial do NIT/UEM, a entrega das cartas-patentes e certificados ligados à propriedade industrial é de muita importância para a Universidade, razão pela qual uma solenidade especial será preparada para a ocasião. “É uma oportunidade para comemorarmos os dez anos de existência do NIT/UEM e, também, homenagearmos nossos pesquisadores, cujos esforços têm colaborado muito para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em nossa Instituição. Além disso, é um momento especial para partilharmos com nossos docentes a necessidade e importância da transferência dessas tecnologias para o setor produtivo”, comenta Matioli.

A UEM chega a 14 cartas-patentes obtidas na história da instituição e aguarda a avaliação pelo INPI de outros 101 pedidos de patente. Em relação aos programas de computador, a Instituição eleva para 23 a quantidade de registros concedidos.

Mais informações no telefone 3011-3861.