2010 07 01 Campus Regionais MG 4493

Pós em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais tem 20 vagas para mestrado e 15 para o doutorado

O Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas, até 31 de outubro, para seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Ecologia e Limnologia.

O PEA faz parte do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e irá ofertar bolsas para ambos os cursos e que podem ser destinadas para brasileiros e estrangeiros aprovados no processo seletivo. Sendo assim, o PEA possui edital de seleção em Potuguês e Inglês para viabilizar a inscrição dos candidatos. São 20 vagas para mestrado e 15 doutorado.

O processo de seleção para o curso de mestrado ocorrerá apenas de forma presencial, enquanto para o doutorado ocorrerá de forma presencial, com disponibilidade de 12 vagas, e também a distância, sem prova escrita de conhecimento, com disponibilidade de três vagas para atração de jovens talentos. Independente da forma de seleção o curso é 100% presencial.

Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais começou a ser idealizado em 1983, quando um grupo de pesquisadores do Departamento de Biologia da UEM passou a desenvolver estudos ictiológicos no reservatório de Itaipu. Em 1986, esses professores constituíram o Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura), que tinha entre seus objetivos a coordenação e apoio aos estudos de ecologia de águas interiores no âmbito da Universidade.

Como o Nupélia desenvolvia suas atividades com enfoque principal nas comunidades bióticas de água doce, sentiu-se a necessidade de agregar ao grupo pesquisadores com uma visão mais específica sobre os componentes físicos e químicos do ambiente. Assim, os pesquisadores do GEMA (Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente) foram convidados para associar-se aos do Nupélia, tendo em mente a criação de um curso de pós-graduação com o objetivo de formar recursos humanos de alto nível na área da Ecologia. Assim, nasceu o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá.

A localização geográfica da Universidade Estadual de Maringá, no noroeste do Paraná, permite acesso fácil ao único trecho livre do alto rio Paraná e à reservatórios, pertencentes a bacia desse rio, fator que coloca um laboratório natural à disposição dos pós-graduandos, para a realização de atividades de pesquisa a serem desenvolvidas, paralelamente às atividades de ensino.

Mais informações no site www.pea.uem.br.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv