O trabalho foi apresentado à banca julgadora na sexta-feira (17), no bloco H-12, câmpus sede da UEM

O doutorando Felipe Augusto Fernandes Borges defendeu, na última sexta-feira (17), a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em História (PPH), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O título da pesquisa desenvolvida por Felipe foi "Jesuítas no 'Estado da Índia': O Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo em Goa (1541-1558)".

Ele foi orientado pelo professor Sezinando Luiz Menezes, do Departamento de História (DHI) da UEM. Além de Sezinando, fizeram parte da banca julgadora os professores Ricardo Tadeu Caires Silva (Universidade Estadual do Paraná/Unespar/Câmpus de Paranavaí); Claudinei Magno Magre Mendes (Universidade Estadual Paulista/Unesp/Câmpus de Assis); Célio Juvenal Costa (Departamento de Fundamentos da Educação/DFE/UEM); e José Henrique Rollo Gonçalves (Departamento de História/UEM).

Felipe

A pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutrado) em História na UEM surgiu em 1999 com o nome de Programa Associado de Pós-Graduação em História - UEM/UEL, numa iniciativa conjunta dos departamentos de História da UEM e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Devido a problemas diversos, a continuidade desse curso foi interrompida e o DHI da UEM se rearticulou para apresentar uma nova proposta à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação. A proposta foi aprovada e em 2004 surgiu o PPH/UEM, que passou a oferecer o curso em nível de mestrado