neg 1

Atletas ligados à Federação do esporte no Paraná compareceram ao evento; projeto busca promover a saúde física e mental dos participantes

Um treino, ocorrido na última terça-feira (7), marcou a comemoração dos cinco anos de existência do Aikido Paraná UEM. O evento contou com a presença de participantes ligados à Federação de Aikido do Paraná. Os senseis Edson Marchini e Tobias Kiuji Kayamori ministraram treinos, sendo ambos faixas-preta 4 grau e responsáveis pelos dojos de Aikido de Maringá e Londrina respectivamente.

Para finalizar, o sensei Maurício Reinert, responsável pelo Aikido Paraná UEM, agradeceu o apoio de todos os praticantes de Aikido que contribuíram para os cinco anos contínuos de atividade do grupo na Universidade Estadual de Maringá e, em especial, à Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), por criar a oportunidade de divulgação e desenvolvimento do Aikido na Universidade.

O projeto de Aikido Paraná UEM iniciou as atividades no dia 7 de agosto de 2013, no Bloco M-08, câmpus sede da instituição, em Maringá. O objetivo é levar para a comunidade externa e para a comunidade universitária mais uma atividade para promoção da saúde física e mental. O Aikido Paraná UEM faz parte da Federação de Aikido do Estado. O projeto já rendeu alguns frutos e hoje oferece aulas de Aikido também na Associação dos Docentes (Aduem), sob a responsabilidade do Sensei Jairo Cavalcante.

ele

O Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba, aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas.

As aulas na UEM ocorrem às terças e quintas-feiras, às 21 horas, e às sextas-feiras, às 19h30, no Bloco M-08. Para informações sobre as matrículas e outros detalhes a respeito do projeto basta entrar em contato com a secretaria da CDR.

Na Aduem, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, a partir das 19h30. Em ambos os locais, podem ser feitas aulas experimentais.