Lucia terceira

Conferência, que marcará o início do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação, ocorrerá apesar do feriado municipal

A professora Lúcia Helena Sasseron, da Universidade de São Paulo (USP), vai ministrar, no dia 15 de agosto, às 14 horas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), sobre o tema "Alfabetização Científica e o desenvolvimento da argumentação em aulas baseadas no Ensino por Investigação".

A palestra ocorrerá no anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio, térreo do bloco F-67, câmpus-sede da UEM, e os interessados podem se inscrever pela Internet.

Como ensina o blog "Ponto Didática", dedicado à educação e à divulgação científica, o ensino por investigação constitui uma abordagem que promove o questionamento, o planejamento, a escolha de evidências, as explicações com bases nas evidências e a comunicação.

"Ensinar por investigação significa fazer um movimento de aproximar os conhecimentos científicos dos conhecimentos escolares, mobilizando a atividade do aprendiz ao invés de sua passividade", diz o site.

Trata-se de buscar respostas a partir de problemas reais e culturalmente relevantes, a partir de experimentos inspirados pelas próprias discussões em sala de aula.

image 3

Algumas das características do ensino por investigação, cita o blog, são o envolvimento dos alunos em questões científicas, dando prioridade às evidências para responder às questões; o uso de evidências para desenvolver explicações, promovendo a ligação dessas com o conhecimento científico; e a comunicação e justificação das suas explicações.

Lúcia Helena Sasseron  é licenciada em Física, mestre em Ensino de Ciências e doutora em Educação. Ministra disciplinas para os cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física. Orientadora de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, da USP, a professora e pesquisadora tem trabalhado sobre os temas de estudos em ensino de Ciências, ensino de Física, argumentação em sala de aula e alfabetização científica.

Segundo a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, a conferência ocorrerá apesar de o dia 15 ser feriado na cidade (Padroeira de Maringá), pois o evento já havia sido agendado aproveitando a presença da palestrante na região.

Outras informações podem ser obtidas por meio do site, e-mail "séc-pcm@uem.br", e pelo telefone (44) 3011-4827. A secretaria do PCM fica no Bloco F-67, sala 007.