2018 07 30 Oficina Grupo de Teatro Pageriru Caixa Magica do Page Paraguay MG 4635

Esta é a primeira ação do grupo Paye Ryru em Maringá, intercâmbio entre os países será fimado para ações futuras

Os atores paraguaios Gregório Lopez e Nelson Arce ministraram oficina hoje, dia 30 de julho, no Teatro Oficina da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O professor do Curso Superior de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, Pedro Ochoa coordenou a ação.

O grupo Paye Ryru participou também de outras atividades, inclusive da apresentação do espetáculo El Gran Viaje no último fim de semana, no Teatro Reviver. Sem falas, apenas com efeitos sonoros, fumaça, luz e muita criatividade, a peça fala sobre a viagem da água e faz uma crítica à situação de exploração do Aquífero Guarani.

Gregório é manipulador de bonecos. Ele conheceu o teatro em 1975 e desde então se dedica ao trabalho artístico. Nelson começou no teatro em 1983, é diretor, ator e músico percursionista.

Os atores foram entrevistados na Rádio UEM FM na manhã desta segunda-feira. Na ocasião, relataram que no Paraguai não há graduação em teatro, o que dificulta a formação dos atores. A estratégia é ir para os países vizinhos e buscar a capacitação. Ochoa lembrou que o curso da UEM foi criado em 2011 e que é referência no Paraná.

OChoa explica que será firmada parceria para um intercâmbio entre Brasil e Paraguai e outras ações conjuntas serão desenvolvidas.

2018 07 30 Oficina Grupo de Teatro Pageriru Caixa Magica do Page Paraguay MG 4716

2018 07 30 Oficina Grupo de Teatro Pageriru Caixa Magica do Page Paraguay MG 4763

2018 07 30 Grupo de Teatro Pageriru Caixa Magica do Page Paraguay MG 4576