aluno

Estudo de caso real foi analisado pelos alunos de Administração, que aplicando metodologia intervencionista, apontaram as soluções de Recursos Humanos

Numa cerimônia ocorrida, ontem (20), no Bloco C-23, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), representantes de nove empresas privadas de Maringá, Cianorte, Mandaguaçu e São Paulo receberam sugestões de modelo teórico-prático para superar dificuldades na gestão de pessoas dentro das organizações as quais estão ligados.

Os modelos desenvolvidos são decorrentes de uma metodologia utilizada por estudantes do curso de Administração, da UEM, numa disciplina ministrada pelo professor Marcio Pascoal Cassandre (foto abaixo).

marcio fala

Durante o primeiro semestre de 2018, as alunas e os alunos, divididos em 10 grupos, foram desafiados a buscarem soluções para as nove empresas que se dispuseram a serem estudadas após sinalizarem a existência de algo a ser mudado na sua gestão de pessoas.

Por meio de uma metodologia intervencionista inspirada no chamado Laboratório de Mudança, desenvolvido na Finlândia, as etapas foram pré-definidas, fazendo uso dos conceitos de Estimulação Dupla, do Ascender do Abstrato para o Concreto e da Zona do Desenvolvimento Proximal.

sala aberta

Estes conceitos foram aplicados durante 68 horas, de forma que os estudantes pudessem ser conduzidos para a busca fundamentada e concreta no estudo sobre a demanda de cada organização. Vale dizer que os alunos de mestrado Elis Palongan e Luis Fernando Moreira estiveram junto na condução deste trabalho.

Segundo Cassandre, do Departamento de Administração (DAD), a metodologia intervencionista, originária na Finlândia, tem base nas áreas da Pedagogia e Educação. Segundo ele, este princípio teórico, antes de ser levado para a sala de aula na graduação, estava sendo trabalhado por um grupo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), da UEM.

Geral

Na cerimônia de ontem, os responsáveis pelas empresas tiveram acesso a um relatório final contendo o estudo fundamentado da proposta, além de uma conversa com o estrategista de pessoas, João Vítor Mazzer, um jovem empresário formado pela UEM. A pró-reitora de Ensino, Ana Obara,  prestigiou a solenidade, representando o reitor Mauro Baesso.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv