mostra app 2018

O usuário tem acesso aos resumos dos cursos de graduação e mapa dos locais de realização do evento

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) disponibiliza para download, em julho, o aplicativo da Mostra de Profissões, que traz todas as informações referentes ao evento em formato eletrônico. A nova versão gerou economia de R$ 15 mil em serviços gráficos e reduziu o impacto ambiental. Até 2017, o material era impresso e tinha o formato de livreto.

“A Mostra de Profissões tem características sociais extremamente relevantes para Maringá e cidades vizinhas, atingindo ainda o interior dos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, dos quais muitos alunos prestam vestibular ou o processo de seleção pelo PAS”, afirma a pró-reitora de Ensino, Ana Obara.

“A identidade visual da Mostra de Profissões foi mantida. O aplicativo entrega todas as informações que os visitantes precisam e respeita a política ambiental da UEM”, ressalta André Scarate, coordenador de promoção e relações públicas da Universidade.

“A informação está muito mais atrativa, intuitiva e interativa”, destaca Giancarlo Lucca, analista de informática da CVU, que desenvolveu o App. Ele explica que entre os principais benefícios do projeto estão o envio de notificações e a criação de um banco de dados dos usuários.

O App pode ser baixado gratuitamente, inicialmente, somente para smartphones Android. Basta cadastrar e-mail, nome e data de nascimento e o usuário tem acesso aos mapas dos locais de realização do evento e aos resumos dos cursos, em ordem alfabética, indicando câmpus, turno, tempo de conclusão, objetivo e atuação profissional.

A versão eletrônica foi idealizada pela Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), vinculada à Assessoria de Comunicação Social (ASC), e desenvolvido em parceria com a CVU (Comissão de Vestibular Unificado) e Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Mostra de Profissões 2018

O evento é organizado pela DEG e tem como objetivo divulgar junto aos alunos do Ensino Médio, de Maringá e região, os cursos que são oferecidos pela UEM. Além disso, é uma estratégia para que os jovens façam uma escolha mais consciente do curso universitário, ampliando a visão e as perspectivas em relação à universidade e aos diversos campos profissionais.

A estimativa é que esta edição receba 20 mil pessoas nos diferentes câmpus. O evento reúne acadêmicos da UEM, que trabalharam como monitores, coordenadores de cursos, pró-reitores, tutores do PET (Programa Especial de Treinamento), coordenadores do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), professores das escolas que visitam a Mostra, os familiares dos alunos e autoridades locais.

“Como universidade pública, é imperiosa que a gestão da UEM tenha como objetivo a maximização do retorno em termos dos recursos públicos investidos, uma vez que o principal produto oferecido à sociedade são os seus alunos formados para atender às demandas do mercado de trabalho. Portanto, ações que visem à diminuição da evasão de alunos privilegiam socialmente tanto os alunos quanto a sociedade que investiu na manutenção da estrutura da Universidade”, enfatiza a pró-reitora de ensino.

Entre os dias 2 e 24 de agosto, o evento ocorre nos câmpus regionais de Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Umuarama e Cidade Gaúcha. Em Maringá, a 12ª Mostra de Profissões ocorre nos dias 30 e 31 de agosto no CAP (Colégio de Aplicação Pedagógica). A visita é aberta ao público, sendo necessário apenas aos colégios e escolas o agendamento via formulário eletrônico no site: www.uem.br/mostra.